Bandeira de Kaliningrado

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book-4.svg
Esta página ou secção cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo, comprometendo a sua verificabilidade(desde março de 2016). Por favor, adicione mais referências inserindo-as no texto. Material sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Broom icon.svg
As referências deste artigo necessitam de formatação (desde março de 2016). Por favor, utilize fontes apropriadas contendo referência ao título, autor, data e fonte de publicação do trabalho para que o artigo permaneça verificável no futuro.
Bandeira de Kaliningrado
Bandeira de Kaliningrado
Aplicação
FIAV 111000.svgFIAV normal.svg
Proporção 2:3
Adoção 8 de junho de 2006
Cores
  Vermelho
  Amarelo
  Azul
Prata
Tipo Regionais

A Bandeira de Kaliningrado é um dos símbolos oficiais do oblast de Kaliningrado, uma subdivisão da Federação Russa. A lei sobre a bandeira entrou em vigor em 8 de junho de 2006. Anteriormente esta região não tinha bandeira. Quando foram feitos planos para adoptar uma bandeira foi proposta uma bandeira tricolor com 3 listras horizontais em verde, branco e azul escuro [1] semelhante à bandeira de Serra Leoa. Outra proposta foi semelhante à Bandeira da Escócia, mas com uma cruz de Santo André amarela.

Descrição[editar | editar código-fonte]

Seu desenho consiste em um retângulo com proporção largura-comprimento de 2:3 dividido em três listras horizontais: uma superior vermelha, uma intermediária na cor amarela e uma inferior azul de mesma medida que a superior. Na parte esquerda da faixa vermelha está um castelo estilizado castelo medieval estilizado em preto e prata com portões abertos e os monograma da imperatriz Isabel Petrovna (que reinou em partes da região por pouco tempo durante o controle russo durante a Guerra dos sete anos.

Simbolismo[editar | editar código-fonte]

Não existe uma interpretação oficial da simbologia das cores da bandeira, contudo, na imprensa russa [2], foi afirmado que a fortaleza em prata com portões abertos significam hospitalidade, o azul escuro o Mar Báltico e a tranquilidade, o amarelo para a riqueza de âmbar, e o vermelho para o homem princípio ativo ("цвет активного мужского начала").

Outras fontes indicam que o vermelho simboliza o passado belicoso da Prússia, o Exército Vermelho, a Liga Hanseática, ou as ligações históricas com Brandeburgo e Polônia.

Notas e Referências