Bandeira de Mogi das Cruzes

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Ficheiro:Mizu
mizuart
Bandeira de Mogi das Cruzes
Bandeira de Mogi das Cruzes
Aplicação
FIAV 110000.svgFIAV normal.svg
Cores
  Preto
  Branco
  Vermelho
  Azul escuro
  Amarelo
Tipo municipais

Mogi das Cruzes tem sua bandeira, instituída e oficializada por Lei Nº 804 de 29 de novembro de 1956. Criada pelo então estudante Domingos Geraldo Sica.

A bandeira de Mogi das Cruzes tem três faixas horizontais, sendo a de cima de cor preta, a do meio branca e a de baixo vermelha. Elas representam a população de que se formou o município, através das três raças: branca, negra e vermelha (índios). As faixas preta e vermelha tem cada uma 1/4 do total e a do meio tem 2/4, porque pela visão do criadores da bandeira a contribuição da raça branca para o município foi maior do que a das outras raças.

No canto esquerdo, um triângulo de lados iguais com o vértice voltado para a direita e representando a Santíssima Trindade e, por extensão, Sant'Anna, padroeira da cidade. Esse triângulo de cor azul, simbolizando o nosso céu, tem uma estrela dourada, em cada um de seus três ângulos. Lembrando a expansão dos bandeirantes mogianos nos sentidos norte, noroeste e sudoeste. Ainda sobre este triângulo, mais a direita o brasão da cidade e a esquerda uma cobra fumando, lembrança da participação dos mogianos na Força Expedicionária Brasileira a 2ª Grande Guerra, participação essa que foi a maior dentre todas as cidades do interior do Brasil.[1]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências[editar | editar código-fonte]

Portal A Wikipédia possui o
Portal de Mogi das Cruzes.
Ícone de esboço Este artigo sobre vexilologia é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
Ícone de esboço Este artigo sobre a cidade de Mogi das Cruzes é um esboço relacionado ao Projeto Mogi das Cruzes. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.