Bandeira de Queensland

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Bandeira de Queensland
Bandeira de Queensland
Aplicação
Proporção 1:2
Adoção 29 de setembro de 1876
Tipo Regionais

A Bandeira de Queensland, ou, na sua forma portuguesa, da Queenslândia, é um dos símbolos oficiais do Estado de Queensland, uma subdivisão da Austrália. A bandeira remonta a 1870, com pequenas variações. O emblema foi desenhado por William Hemmant, o Secretário Colonial e Tesoureiro de Queensland, em 29 de setembro de 1876.

Seu desenho consiste em um retângulo com proporção largura-comprimento de 1:2. A bandeira é baseada no Pavilhão Britânico Azul com o símbolo do estado no campo azul. O emblema é um disco branco com uma Cruz de Malta, ou Cruz de São João na cor azul celeste. No centro da cruz há uma coroa imperial britânica.

História[editar | editar código-fonte]

O Estado Bandeira foi criada em 1870, baseada no Pavilhão Britânico Azul, no entanto, não estava presente um emblema. Em seu lugar havia um perfil da Rainha Vitória em um disco azul rodeado por um anel branco sobre a qual a palavra “Queensland” estava escrita em ouro.

A próxima alteração ocorreu em 1876, pois como havia muitas reclamações de que o reprodução da efígie da Rainha Vitória era muito difícil, foi proposta uma substituição. Muitas reclamações foram feitas por funcionários do Estado, incluindo o exemplo abaixo encontrado nos Arquivos do estado de Queensland[1]. O Tesouro, Queensland Brisbane, 15 março 1876

A Cruz de Malta com uma Coroa Imperial em seu centro foram então escolhidas para substituir a efígie da Rainha.

A última alteração oficial ocorreu em 1901, com a morte da rainha Vitória. A mudança foi em relação à coroa sobre a Cruz; como Victoria e Eduardo VII tinham escolhido diferentes coroas, as coroas sobre os emblemas também tiveram que ser modificadas. No entanto, ao longo dos anos os reis da Inglaterra optaram por diferentes coroas e, portanto, as coroas têm oficialmente acompanhado cada mudança.

Simbolismo[editar | editar código-fonte]

Notas e Referências

  1. Queensland State Archives (1876) 'Flag, Badge, Arms and Seal of Queensland', SRS 1043-2-265-84