Bandeira do Território da Capital da Austrália

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Bandeira do Território da Capital da Austrália
Bandeira do Território da Capital da Austrália
Aplicação
FIAV 110000.svgFIAV normal.svg
Proporção 1:2
Adoção 1993
Cores
  Azul
Ouro
  Branco
Tipo Regionais

A bandeira do Território da Capital da Austrália é um dos símbolos oficiais do Território da Capital, uma das subdivisões da Austrália. Foi oficialmente adotada pela Assembleia Legislativa do Território Capital da Austrália em 1993.

Esta bandeira difere das outras bandeiras estaduais Australianas, na medida em que não é um Pavilhão Britânico Azul carregado. É semelhante em design à Bandeira do Território do Norte. A bandeira é composta pelas cores de Canberra; azul e ouro (que são também os esmaltes heráldicos da Austrália). O Cruzeiro do Sul aparece como cinco estrelas brancas numa parte azul à tralha, enquanto que no centro do campo dourado ao batente, estão as Armas modificadas da Cidade de Canberra. A bandeira foi desenhada por Ivo Ostyn.

Embora o Território da Capital da Austrália exista desde 1911 e funcione em regime de auto-governo desde 1989, nunca teve bandeira própria. Posteriormente o governo decidiu que o Território deveria adoptar uma bandeira. Em 1988 e 1992, realizaram-se concursos para a proposta de uma bandeira, nos quais artistas e residentes do TCA puderam apresentar as suas idéias para uma nova bandeira. Eventualmente, a bandeira actual ganhou o concurso. A Assembleia Legislativa do TCA adoptou então oficialmente esta bandeira em 1993.

Proposta de alteração da Bandeira[editar | editar código-fonte]

Modified proposal by Ivo Ostyn, who designed the current ACT Flag

Since the ACT flag was first raised in 1993, proposals to modify the design occasionally occur. Two notable proposals were created by the ACT Flag's designer, Ivo Ostyn. These proposals (one of which is pictured) both replace the Canberra Coat of Arms, which Ostyn argues to be too complex for an effective flag design. Furthermore, Ostyn has stated that the stylised coat of arms was effectively required by the ACT Chief Minister during its design, and led to a "sub-standard flag".[1][2]

  1. http://www.crwflags.com/fotw/flags/au!act.html
  2. http://www.canberratimes.com.au/act-news/cultivating-a-flower-for-our-flag-20120820-24ii2.html