Bandeira do Uzbequistão

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Bandeira do Uzbequistão

A Bandeira do Uzbequistão possui a lua Crescente com 12 estrelas ao seu lado, o que representa o zodíaco. Esta é a única bandeira nacional que se refere ao zodíaco. Foi oficialmente adotada em 18 de novembro de 1991.

Há 3 explicações para as cores e símbolos da bandeira, sendo eles:

  1. As 12 estrelas representam as 12 províncias (viloyat) do país. A faixa azul representa o céu, a faixa branca representa justiça, e a faixa verde representa hospitalidade, as duas listras vermelhas estreitas representam força. A Lua decrescente representa a renovação ou reaparecimento do país após o seu longo desaparecimento na União Soviética ou a base islâmica tradicional da cultura da maioria da população.
  2. Uma segunda explicação da bandeira diz que as 12 estrelas representam os 12 meses, ou os 12 sinais do zodíaco , de que a faixa branca representa o algodão, a principal cultura do país, e que a lua decrescente representa o Islamismo .
  3. Uma terceira explicação diz que o azul representa a água, o branco representa a paz e o verde representa a natureza, com linhas vermelhas da força da vida conectando cada componente.
Ícone de esboço Este artigo sobre vexilologia é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.