Bang-A-Boomerang

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Bang-a-Boomerang)
"Bang-A-Boomerang"
Bang-A-Boomerang
Single de ABBA
do álbum ABBA
Lado B "SOS"
Lançamento Suécia 21 de abril de 1975
Formato(s) 7" single
Gravação 7 de janeiro de 1975
Gênero(s) Schlager
Duração 3:05
Composição Benny Andersson
Stig Anderson
Björn Ulvaeus
Produção Benny Andersson
Björn Ulvaeus
Cronologia de singles de ABBA
"SOS"
(1975)
"Mamma Mia"
(1975)
Cronologia de ABBA
Faixas de ABBA
"Man in the Middle"
(5)
"I Do, I Do, I Do, I Do, I Do"
(7)

"Bang-A-Boomerang" é uma canção gravada pelo grupo pop sueco ABBA lançada no álbum ABBA em 1975. Foi escrita por Benny Andersson, Björn Ulvaeus e Stig Anderson, e gravada em 7 de janeiro de 1975[1] no estúdo Ljudkopia, chamada primeiramente de "Stop And Listen To Your Heart".[2] A música fala sobre as mensagens de amor dadas, e que sempre voltam como um bumerangue. "Bang-A-Boomerang" foi incluída no álbum como a faixa #6.

História[editar | editar código-fonte]

A versão original foi gravada apenas como uma demonstração em inglês em setembro de 1974. Björn e Benny foram convidados para competir com uma canção no Melodifestivalen 1975. No entanto, o ABBA não quis participar e em vez disso, a dupla Svenne & Lotta gravou a canção em sueco.[3] Porém elas terminaram em 3º, mas a canção ficou mais de 7 semanas no Top Ten da Suécia, o single foi gravado em inglês e foi lançado na Dinamarca, fazendo um sucesso inesperado.

Na primavera de 1975, o ABBA gravou a canção em inglês, usando uma pista de Svenne & Lotta. Mais tarde, foi lançada na França como single, mas nunca se tornou um sucesso na Escandinávia, onde a versão de Svenne & Lotta é mais conhecida pelo público em geral.

Vídeo[editar | editar código-fonte]

Foi filmado em 28 e 29 de Abril, na ilha de Djurgården, Estocolmo. Os vídeos de SOS, I Do, I Do, I Do, I Do, I Do e Mamma Mia foram feitas no mesmo dia e, juntos, custaram menos de 50 mil coroas. A razão pela qual "Bang-A-Boomerang" tem um vídeo é porque o grupo pensou que a canção tinha o potencial para se tornar um hit.[4]

O vídeo mostra os dois casais cantando e caminhando ao redor da ilha. Foi dirigido por Lasse Hallström. Atualmente, está disponível no DVD The Definitive Collection e The Complete Studio Recordings.

Referências

  1. «ABBA-World.net, Everything ABBA» (em inglês). 2008. Consultado em 20 de agosto de 2008. Recording commenced 7 January 1975. 
  2. «ABBA-World.net, Everything ABBA» (em inglês). 2008. Consultado em 20 de agosto de 2008. Working title for Bang-A-Boomerang (early version). 
  3. «ABBA-World.net, Everything ABBA» (em inglês). 2008. Consultado em 20 de agosto de 2008. Lead vocal: Svenne & Lotta Hedlund... Previously an early version recorded by ABBA. 
  4. «ABBA On TV.com» (em inglês). 2008. Consultado em 29 de agosto de 2008. Vídeo de Bang-A-Boomerang