Banjo-Kazooie

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde agosto de 2014). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Banjo-Kazooie
Capa da versão norte-americana para Nintendo 64.
Desenvolvedora(s) Rare
4J Studios (XBLA)
Publicadora(s) Nintendo (N64)
Microsoft Game Studios (XBLA)
Diretor(es) Gregg Mayles
Escritor(es) Steve Mayles
Ed Bryan
Compositor(es) Grant Kirkhope
Plataforma(s) Nintendo 64, Xbox 360 (XBLA)
Série Banjo-Kazooie
Data(s) de lançamento Nintendo 64
  • AN 29 de junho de 1998
  • EU 17 de julho de 1998
  • JP 6 de dezembro de 1998
Xbox Live Arcade
  • AN December 3, 2008
  • EU December 3, 2008
  • JP December 3, 2008
Gênero(s) Plataforma
Modos de jogo Single-player
Número de jogadores 1
Classificação Permitido para todas as idades i CERO (Japão)
Permitido para todas as idades i DEJUS (Brasil)
Inadequado para menores de 6 anos i ESRB (América do Norte)
Permitido para maiores de 3 anos, especialmente a faixa de 3-10 anos ELSPA (Reino Unido)
Mídia Cartucho 128 Mb (16 MB)
48 MB XBLA download
Último
Banjo-Tooie
Próximo

Banjo-Kazooie é um jogo de vídeo game de estilo plataforma, desenvolvido pela Rare e originalmente lançado para o Nintendo 64 em 1998. É o primeiro jogo da série Banjo-Kazooie e segue a história dos personagens titulares Banjo e Kazooie, eles tentam parar os planos da antagonista, a bruxa Gruntilda, que tem a intenção de trocar a sua beleza com a irmã de Banjo, Tooty. O jogo apresenta nove níveis abertos, onde o jogador deve completar uma série de desafios, como resolver quebra-cabeças, recolher objetos e derrotar adversários.

Banjo-Kazooie ficou em desenvolvimento por mais de dois anos e meio e foi originalmente planejado a ser um jogo de aventura chamado Project Dream para o Super Nintendo Entertainment System[1] . O jogo foi um sucesso crítico e comercial, vendendo cerca de dois milhões de cópias nos Estados Unidos e receber uma pontuação de avaliação agregada de 92 de 100 do Metacritic. O jogo foi elogiado por seus gráficos detalhados, som envolvente e nível de design intricado. Em 1999, ele recebeu dois prêmios da Academia de Artes Interativas e Ciências: Melhor Jogo de ação do Ano e Melhor Realização em Arte/Gráficos. A continuação, Banjo-Tooie, foi lançado para o Nintendo 64 em 2000. Em 2008, Banjo-Kazooie foi re-lançado para o Xbox 360 através do serviço de download Xbox Live Arcade. O jogo também está incluído na compilação Rare Replay, lançado para o Xbox One em 2015.

História[editar | editar código-fonte]

Gtk-paste.svg Aviso: Este artigo ou se(c)ção contém revelações sobre o enredo.

Tudo começa com uma bruxa chamada Gruntilda, em sua fortaleza, ela pergunta a seu caldeirão mágico se existia alguém mais bonita do que ela vivendo em Spiral Mountain (ela é, obviamente, feia) o caldeirão indica que há mesmo uma garota, a ursa Tooty, irmã de Banjo, que está esperando por ele para sair para uma aventura. Enquanto isso Banjo dorme e Kazooie está dentro de sua mochila.

A bruxa sai voando em sua vassoura mágica, rapta Tooty, Kazooie faz de tudo para acordar Banjo na hora, mas não consegue, quando Banjo e Kazooie chegam ao local, Tooty já havia sumido. Apenas o amigo de Tooty, Bottles foi a testemunha, dizendo a Banjo sobre a história de Gruntilda. Banjo e Kazooie (com as ajudas de Bottles) partem para resgatar Tooty.

Durante a aventura, Bottles ensina movimentos para Banjo e Kazooie, como nadar, ataques, saltos, movimentos usando Kazooie, lançar ovos, voar, entre outros. Durante as fases pode-se encontrar a casa de Mumbo Jumbo, um shamã esqueleto que transforma Banjo em algum animal como uma formiga, uma abelha ou uma abóbora, um jacaré dependendo da fase. Eles encontram também Brentilda, a irmã de Gruntilda que diz ter lido seu diário assim contando segredos dela entre esses personagens existem outros personagens em cada fase.

Gruntilda queria era mesmo roubar a beleza de Tooty, e transferir para ela. Se acontece um Game Over no jogo, aparece como Gruntilda ficaria e Mumbo, um dos amigos de Banjo acaba se apaixonando por ela, enquanto Tooty absorve toda a feiura da bruxa e vira um monstro.

Gtk-paste.svg Aviso: Terminam aqui as revelações sobre o enredo.

Características[editar | editar código-fonte]

O jogo adaptou muitos movimentos de Super Mario 64, que foi uma grande revolução nos jogos de plataforma. Movimentos como o Z + A são quase idênticos. Ao contrário de Super Mario 64, Banjo-Kazooie centraliza-se em personagens memoráveis e os movimentos devem ser aprendidos no decorrer do jogo, tornando algumas passagens inacessíveis no começo.

Fases[editar | editar código-fonte]

Neste tópico você verá as 12 fases de Banjo-Kazooie:

  • Spiral Mountain: Lar de Banjo e o lugar onde começa o jogo. Tem esse nome devido a uma montanha em forma espiral que fica no centro do local. Aqui o jogador também aprende os básicos do jogo com a toupeira Bottles. No topo dessa montanha também existe uma ponte criada por Bottles que leva ao Grunty's Lair.
  • Gruntilda's Lair: Castelo de Gruntilda. A maior fase do jogo inteiro, e não é precisamente uma fase,pois ela apenas tem conexão com as outras fases do jogo. Nesse lugar é preciso achar notas musicais (obtidas nas outras fases com exceção do Grunty's Furnace Fun e da Spiral Mountain) para abrir certas portas e prosseguir. Em alguns lugares do Grunty's Lair também fica Brentilda, a irmã de Gruntilda que é totalmente o oposto dela, e ajuda dando respostas para o Grunty's Furnace Fun.
  • Mumbo's Mountain: Teoricamente a primeira fase do jogo. É muito simples, tem esse nome pois o shaman Mumbo Jumbo vive no topo da fase. Esse shaman está em outros lugares também,porém seu verdadeiro lar é aqui. Nele, Banjo pode se transformar em várias coisas (Uma transformação diferente por fase), porém isso tem um preço: "amuletos-caveira" chamados de Mumbo Tokens. Aqui,Banjo pode virar uma formiga e escala paredes escorregadias com essa habilidade.
  • Treasure Trove Cove: Se passa em uma ilha deserta cheia de caranguejos e baús. A fase é extremamente grande, e se não fosse Bottles para ensinar duas habilidades muito úteis no local, o jogador passaria um bom tempo nessa fase. Aqui não tem a casa do Mumbo. Também existe o navio de Blubber, um castelo de areia submerso(o jogador pode "secar" a água em volta jogando ovos da Kazooie dentro de um balde),um farol e um "mar" em volta da fase, mas se Banjo ficar muito tempo na água um tubarão pode persegui-lo.
  • Clanker's Cavern: Se passa em um esgoto, dentro de uma caverna onde reside o giganstesco peixe de metal Clanker, que foi preso nesse lugar pela Gruntilda e é forçado a comer o lixo do lugar. Essa fase é quase coberta pela água, e Banjo também pode entrar dentro de Clanker, que tem vários inimigos e perigos.
  • Bubblegloop Swamp: Se passa em um pântano cheio de piranhas e crocodilos. Aqui tem uma casa do Mumbo, que faz Banjo virar um crocodilo, e com essa habilidade Banjo pode andar pelas águas do pântano sem que as piranhas lhe deem dano. No pântano também está a tartaruga Tiptup (que também aparece em Diddy Kong Racing) e o crocodilo vermelho Mr. Ville.
  • Freezeezy Peak: Uma fase de neve. Na fase existe um boneco de neve gigante, uma árvore de natal, a casa de Wozza (um leão-marinho que tem medo de ursos) e um iglu onde vive o urso Boggy e seus três filhos. Mumbo também está no lugar, e transforma Banjo em um leão-marinho, que não pode atacar, mas pode andar pelas águas que congelam Banjo sem tomar dano nenhum. Os inimigos são bem típicos para a fase: Bonecos de neve.
  • Gobi's Valley: Se passa em um deserto. Tem um camelo no local chamado Gobi (que dá nome à fase). Tem também uma esfinge, pirâmides e um labirinto dentro de uma delas. Aqui também há areia quente, em que Banjo só pode andar se estiver com os tênis de velocidade, que deixa Kazooie carregar Banjo muito mais rápido que o normal temporariamente. Porém, o movimento deve ser aprendido primeiro com o Bottles.
  • Mad Monster Mansion: Uma fase bem grande com várias coisas: Uma mansão mal-assombrada (O jogador começa a fase na frente dela), um labirinto, o porão da mansão, um poço, uma catedral, a casa de Mumbo (que te transforma em uma abóbora)... Enfim, várias coisas para dar o tema de "terror" que a fase tem.
  • Rusty Bucket Bay: Essa fase é uma das mais difíceis do jogo inteiro. Nela existe água poluída (nem tente nadar nela ou Banjo morrerá rapidamente) e um imenso navio (com muitas coisas que devem ser feitas nele).
  • Click Clock Wood: Se passa em uma floresta com uma árvore gigante no meio (onde o jogador começa). Pode ser modificada pelas 4 estações do ano (dependendo em qual porta Banjo entrar) e alguns itens podem ser pegos somente em determinada estação. No local Banjo também pode se transformar em uma abelha graças à Mumbo Jumbo, mas somente na estação da primavera.
  • Grunty's Furnance Fun: É a última fase do jogo (Não especificamente uma fase). Não possui itens, e é um tabuleiro em que para avançar deve-se responder perguntas feitas pela bruxa Gruntilda. Cada vez que errar uma pergunta, Banjo perde uma parte da vida, e se Banjo errar uma pergunta em cima de uma casa de caveira, ele perde 1 vida e deve recomeçar o tabuleiro. Algumas perguntas têm como respostas segredos de Gruntilda, e o único jeito de acertar essas perguntas é ter falado com Brentilda e anotado as palavras que tremem durante o jogo.

Personagens Principais[editar | editar código-fonte]

  • Banjo: Urso herói.
  • Kazooie: Pássaro fêmea, amiga de Banjo
  • Tooty: Irmã de Banjo.
  • Bottles: Amigo de Banjo e Tooty.
  • Mumbo Jumbo: Shamã esqueleto (mago) que transforma Banjo em outros animais.
  • Gruntilda: Bruxa vilã, também conhecida como Grunty.
  • Brentilda: Fada, irmã de Gruntilda. Conta segredos de Gruntilda para ajudá-lo em um quiz final.
  • Klungo: Ajudante de Gruntilda, um monstro.

Sequências[editar | editar código-fonte]

Uma sequência para o jogo, Banjo-Tooie foi lançada em 2000. Banjo-Kazooie: Grunty's Revenge foi lançado para Game Boy Advance em 2003, já com a Rare fora da Nintendo, e contava os acontecimentos entre Banjo-Kazooie e Banjo-Tooie. Um jogo de corrida, semelhante a Mario Kart, também para Game Boy Advance em 2005, chamada Banjo-Pilot. A Microsoft, atual dona dos direitos da série, anunciou uma sequência para a série com lançamento exclusivo no Xbox 360, o Banjo-Kazooie: Nuts & Bolts.

Referências

  1. «Banjo-Kazooie predecessor Dream finally unveiled, decades after cancellation» (em inglês). Digital Trends. Consultado em 27 de Abril de 2016. 

Rare Staff (1998). Banjo-Kazooie Instruction Booklet. Nintendo. NUS-NBKE-USA.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]