BankBoston

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
BankBoston
Razão social Banco ItauBank S.A
Tipo Empresa de capital fechado
Slogan Simplesmente primeira classe.
Indústria Empresa de participações bancárias
Fundação Estados Unidos 1784
Brasil 1947
Encerramento 1999 (nos EUA)
2007 (no Brasil)
Sede
Proprietário(s)
Presidente Roberto Setúbal
Produtos Serviços financeiros
Holding Banco Itaú Holding Financeira
Antecessora(s)
  • Bank of Boston
  • BayBank
  • (somente nos Estados Unidos)
Sucessora(s)

BankBoston foi um banco de origem norte americana controlado pelo Bank of America e cujos ativos no Brasil foram vendidos ao Banco Itaú em 2006.

Presente no Brasil desde 23 de agosto de 1947, o BankBoston tinha uma atuação dedicada à elite de alta renda. A sua sede era um grande e moderno arranha-céu, com 145 metros de altura e 30 andares que é conhecido como Sede do BankBoston, localizado no distrito do Itaim Bibi, na região centro-sul da cidade de São Paulo. Foi concluído em 2002.

Em 1999 houve a fusão do BankBoston e o Fleet Financial Group, dando origem ao FleetBoston Financial, uma instituição que combinava solidez, tradição e modernidade.

Em abril de 2004 houve a fusão entre o Bank of America e o FleetBoston Financial Corporation, instituição controladora do BankBoston.

Em maio de 2006 o Bank of America anunciou um acordo visando a troca dos ativos do BankBoston no Brasil, Chile e Uruguai por ações do Banco Itaú, maior banco privado brasileiro.

A marca[editar | editar código-fonte]

De 1784 a agosto de 2006 o símbolo do BankBoston foi a águia. A águia com o ramo de oliveira e as flechas foi o símbolo usado pelo banco para divulgar oficialmente seus serviços. Essa imagem foi inspirada no Grande Selo dos Estados Unidos da América, insígnia adotada pelo país no ano de 1782.

A águia simbolizava a visão e a coragem, cuidando para que o comércio fosse realizado de uma forma correta. Também representava o procedimento do banco no vasto campo dos negócios. Na época, a águia também segurava em sua garra direita um ramo de oliveira, emblema bíblico de paz. Na esquerda, sustentava um molho de oito flechas que simbolizavam força, figura bastante recorrente naqueles tempos para representar a defesa dos direitos adquiridos.

Foi encontrada acidentalmente, entre os velhos papéis de um barco abandonado, uma grande quantidade de impressos que tinha a águia pousada sobre uma elipse dentro da qual havia um grande navio à vela. Como o banco foi fundado por mercadores e armadores de navios mercantes, a águia e o barco pareceram particularmente apropriados para simbolizar o histórico de sua fundação. Com a compra do BankBoston pelo Itaú, a marca BankBoston deixa de existir dando lugar às marcas do Itaú Personnalité.

Linha do tempo[editar | editar código-fonte]

Anuncio do novo nome[editar | editar código-fonte]

Banco ItauBank S/A é a partir de agora a razão social do banco anteriormente denominado BankBoston Banco Múltiplo S/A.

Ícone de esboço Este artigo sobre um banco ou instituição financeira é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.