Barbie as the Princess and the Pauper

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Barbie as the Princess and the Pauper
Barbie em a Princesa e Aldeã (PT)
Barbie em A Princesa e a Plebéia (BR)
 Estados Unidos
2004 •  cor •  84 min 
Direção William Lau
Baseado em The Prince and the Pauper
de Mark Twain
Elenco Kelly Sheridan
Gênero Animação
Música Arnie Roth
Companhia(s) produtora(s) Mainframe Entertainment
Mattel Entertainment
Distribuição Universal Studios
Lançamento 28 de setembro de 2004[1]
Idioma Inglês
Cronologia
Barbie: Lago dos Cisnes
(2003)
Barbie Fairytopia
(2005)

Barbie as the Princess and the Pauper (no Brasil, Barbie em A Princesa e a Plebéia, em Portugal, Barbie em a Princesa e a Aldeã) é um filme de animação estadunidense de 2004, dirigido por William Lau e estrelado pela famosa boneca Barbie. Seu lançamento ocorreu diretamente em home-vídeo em 28 de setembro de 2004, gerando uma grande linha de produtos licenciados. Se converteu no quarto lançamento da série cinematográfica animada por computador de Barbie. No filme, Barbie "desempenha" dois papéis: a loira Princesa Anneliese e a morena plebéia Érica, além de ambas serem idênticas fisicamente, elas ainda compartilham o sonho de serem livres de suas funções, no entanto após o sumiço de Anneliese, a plebéia precisa assumir o seu lugar para salvar o reino, e seguindo o seu coração, elas vão fazer seus sonhos se tornarem realidade.

Barbie em A Princesa e a Plebéia contém a voz de Kelly Sheridan que dubla os diálogos de Anneliese (Barbie) e Érica (Barbie). O longa converteu-se no primeiro filme musical de Barbie, onde ela interpreta sete canções originais. O filme é inspirado na obra O Príncipe e o Mendigo, do escritor americano Mark Twain, que junto com o longa, ainda seria base para Barbie: A Princesa e a Pop Star, lançado em 2012.

Enredo[editar | editar código-fonte]

Gtk-paste.svg Aviso: Este artigo ou se(c)ção contém revelações sobre o enredo.

Em um reino distante nasceram duas meninas idênticas: uma era princesa e recebeu o nome de Anneliese (Barbie) e a outra uma garota da aldeia chamada Erika (Barbie). As meninas cresceram e continuaram tendo a mesma aparência, exceto os cabelos pois os de Erika eram escuros e os de Anneliese claros. Outra diferença era que a princesa tinha uma marca de nascença no ombro. A vida de ambas as jovens era muito diferente e aparentemente elas nunca se conheceriam, uma vez que Anneliese não tinha autorização para sair do castelo e Erika era obrigada a trabalhar no ateliê da maldosa Madame Carp, para pagar dívidas que seus pais foram obrigados a fazer para cuidar dela, já que eram muito pobres.

Apesar da aparente riqueza do reino de Anneliese, as coisas não estavam tão bem assim, já que a maior fonte de riqueza era a mina de ouro e o conselheiro de confiança da rainha, chamado Preminger, vinha desviando parte do ouro extraído há muito tempo. Enquanto ele ficava cada vez mais rico, o reino entrava em decadência. Pensando no que seria melhor para o reino, a rainha decidiu que Anneliese iria se casar com Dominick, soberano do rico reino vizinho. Apesar de a princesa ser apaixonada por Julian – seu professor particular -, ela obedece a ordem de sua mãe e aceita conhecer o rei. Triste, pede que Julian a leve para fora do castelo, já que ela nunca havia andado na rua como as outras pessoas.

Julian ensinando para Érika como ser uma princesa.

Chegando à vila, Anneliese se surpreende com uma linda música e ao se aproximar da cantora descobre que a moça é muito parecida com ela, exceto os cabelos. Anneliese e Erika imediatamente tornam-se amigas e a princesa promete que a levará ao palácio para cantar em uma das festas. Erika fica muito animada com a possibilidade de poder ganhar dinheiro no palácio e pagar sua dívida com Madame Carp, por viver quase como uma prisioneira. As duas se despedem mas prometem que se verão em breve. Porém Preminger, acima de qualquer coisa quer ser rei, e para evitar que Anneliese conheça Dominick, sequestra a moça! Desconfiado de que o desaparecimento de Anneliese foi uma armação do conselheiro, Julian pede que Erika use uma peruca e finja ser a princesa durante o primeiro encontro com Dominick, enquanto ele tenta descobrir o paradeiro da verdadeira princesa.

Anneliese consegue fugir, mas ao tentar entrar no castelo o guarda não a deixa entrar, pois sabe que a princesa (na verdade Erika disfarçada) está no salão real junto da rainha e de Dominick. Anneliese então vai para a aldeia procurar Erika, já que é a única pessoa que conhece fora do castelo. Ao chegar perto do ateliê, Madame Carp acredita que seja Erika e a obriga trabalhar junto das outras costureiras. Presa novamente, a princesa prende um bilhete com sua localização na coleira de sua gata Serafina que volta ao palácio. No entanto, o primeiro a achar a gata foi o vilão Preminger, que descobre nesse instante que quem conversa com o rei é uma impostora. Sabendo onde encontrar a verdadeira princesa, o conselheiro vai para a aldeia com a intenção de prendê-la novamente mas é seguido por Julian. Preminger novamente tem Anneliese como prisioneira, e Julian também foi pego pelos capangas do conselheiro que resolve prendê-los na mina de ouro abandonada. O maior problema é que a mina será inundada!

Preminger volta ao castelo e conta para a rainha que a moça que conversa com o rei é uma farsante e que é ela a responsável pela morte da princesa. Sem acreditar, a rainha pede que Erika mostre a marca no ombro e prove que não está mentindo, mas como não existe a marca os guardas a levam para o calabouço. O plano de Preminger, porém, ainda não está completo, pois ele conta para a rainha que durante anos fez investimentos e que está muito rico, e basta a rainha se casar com ele para salvar o reino. Sem opção, a rainha aceita o pedido de casamento.

Enquanto Anneliese e Julian estão presos na mina, que aos poucos está inundando, a princesa descobre que algumas pedras que sempre foram ignoradas por não ter valor na verdade escondem por dentro valiosos cristais. Wolfie, o gato de Erika, está a procura de Serafina por quem se apaixonou no primeiro encontro na aldeia. Seguindo seu cheiro, descobre que ela está presa na mina junto com sua dona e mostra uma saída no alto por onde todos poderão sair. Enquanto isso Preminger e a rainha estão prontos para se casar, mas são interrompidos por Anneliese e Julian que ordenam que o conselheiro e seus dois ajudantes sejam presos. O rei Dominick consegue resgatar Erika da prisão e mesmo sendo ela uma plebeia, pretende pedi-la em casamento.

Anneliese conta para a mãe sobre os cristais descobertos na mina e a rainha ordena a extração dos mesmos que com sua venda, trarão de volta a riqueza do reino. Madame Carp precisou fechar seu ateliê pois Anneliese, sabendo de sua maldade, suspendeu os pedidos de vestidos que eram feitos para o castelo, levando-a a falência. Julian e Anneliese tiveram permissão da rainha para namorarem e Erika não aceitou o pedido de casamento do rei pois queria dedicar-se a carreira de cantora. Mesmo assim Dominick lhe deu um anel e prometeu esperá-la o tempo que fosse preciso.

Anos se passaram e Erika, já uma cantora famosa, sente a falta do rei e vai até o seu reino para dizer-lhe que aceita ser sua rainha. A amiga Anneliese também planeja casar-se com Julian e decidem fazer uma grande festa para celebrar os dois casamentos. Bem, na verdade poderíamos considerar três casamentos, já que Wolfie e Serafina também estavam juntos e tiveram muitos gatinhos. E, como ocorre em muitos contos de fada, todos vivem felizes para sempre!

Elenco[editar | editar código-fonte]

Dublagem original[editar | editar código-fonte]

  • Kelly Sheridan: Anneliese/Érica
  • Melissa Lions: Anneliese (canções)
  • Julie Stevens: Érica (canções)
  • Mark Hildreth: Dominic
  • Mark Luna: Dominick (canções)
  • Alessandro Juliani: Julian
  • Martin Short: Preminger
  • Kathleen Barr: Serafina
  • Ian James Corlett: Wolfie
  • Jan Rabson: Midas
  • Ellen Kennedy: Rainha Genevieve
  • Pam Hyatt: Madame Carp
  • Brian Drummond: Nick
  • Jan Rabson: Nack
  • Kathleen Barr: Bertie

Dublagem brasileira[editar | editar código-fonte]

Música[editar | editar código-fonte]

Este é o primeiro filme musical da série cinematográfica de Barbie. Toda a trilha-sonora (incluindo duetos populares e abertura tema orquestral) pode ser encontrado em Barbie Sings! The Princess Movie Songs Collection, álbum lançado pela Mattel em 2004. As canções são de autoria de Arnie Roth.

As músicas do filme são, em ordem cronológica:

  1. Free - Anneliese & Érica
  2. How Can I Refuse? - Preminger
  3. Written in Your Heart (opening) - Érika
  4. I Am a Girl Like You - Anneliese
  5. To Be a Princess - Julian & Érika
  6. The Cat's Meow - Érika
  7. If You Love Me for Me - Érica & Dominick
  8. Written in Your Heart - Erika & Anneliese
  9. I'm on My Way - Sara Niemietz

Versão brasileira[editar | editar código-fonte]

  1. Livre - Anneliese & Érica
  2. Como Recusar - Preminger
  3. Se Ouvir o Coração (prólogo) - Érika
  4. Eu Sou Igual a Você - Anneliese & Érika
  5. Como Ser uma Princesa - Julian e Érika
  6. Seu Miau é tão Legal - Érika
  7. Um Verdadeiro Amor - Érika e Dominic
  8. Como Ser uma Princesa (reprise) - Érika
  9. Se Ouvir o Coração - Anneliese & Érika

Curiosidades[editar | editar código-fonte]

  • Este foi o primeiro DVD da Barbie que trouxe erros de gravação no final do filme. Os erros fizeram tanto sucesso que vários filmes lançados depois dele trazem essas cenas como extras.
  • Wolfie age como se fosse um cão, inclusive late ao invés de miar. Porém durante o filme não é explicado porque este gato tem este comportamento tão diferente.
  • Anneliese e Erika são tão parecidas que basta uma peruca para todos acreditarem que a plebeia é uma princesa. Todavia Julian e Dominick não são tão parecidos. Mesmo assim foi lançado somente um Ken que vem com as duas roupas para serem trocadas.
  • No teaser do filme, é mostrado alguns vestidos de Rapunzel, de Barbie como Rapunzel, e um vestido que é usado por Odette, de Barbie: Lago dos Cisnes, no emporium de vestidos de Madame Carp.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

  1. [/http://www.behindthevoiceactors.com/movies/Barbie-as-the-Princess-and-the-Pauper/ «Barbie Fairytopia release»] Verifique valor |url= (ajuda). behind the voice actors. Consultado em 24 de julho de 2016