Barnes Rugby Football Club

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

O Barnes Rugby Football Club, também conhecido como Barnes Club, é um clube de rugby e que segundo algumas fontes, pode ser considerado o clube mais antigo de qualquer código do futebol.[1][fonte confiável?] O clube, de Barnes em Londres, também teve um papel importante nos anos iniciais do futebol associação, e foi um dos times a participar do primeiro jogo de futebol[2].

Anos iniciais[editar | editar código-fonte]

Relatos da data de fundação do clube são contraditórios: registros de clubes dizem 1839,[3] enquanto outras fontes[4] dão crédito ao notável membro do clube Ebenezer Cobb Morley em 1858 ou 1862.

O registro da primeira partida de futebol com as atuais regras é de 19 de dezembro de 1963 entre o Richmond F.C. e o time de Morley, o Barnes e a partida acabou empatada[2].

O Barnes Club foi um membro fundador da Football Association e Morley é frequentemente é chamado de "pai da Football Association". No dia 19 de dezembro de 1863, Barnes participou da primeira partida sob regras da FA, novamente contra Richmond. Também participou da primeira FA Cup e continuou participando até a edição de 1885-1886.[5] Os três primeiros secretários da FA eram membros do Barnes.

Dos "únicos e originais" clubes formadores da Football Association o Barnes Club é o único através dos tempos que foi um membro ativo e fiel da Football Association. Isso é um fato histórico. (Geoffrey Green, The History of The Football Association, The Naldrett Press, London, (1953); p.428.)

Era moderna[editar | editar código-fonte]

Por muitos anos o clube jogou no Harrodian Club até mudar-se para o Barn Elms em 1887.

Barnes RFC tem subido de divisão oito vezes desde que esteve na Surrey Division Three em 1987. O primeiro quinze titular jogará em 2009/2010 na liga National Division 2 South.

Referências

  1. Diz-se que o Barnes RFC foi fundado em 1839 mas não há nenhuma prova. Se isto é verdade, então Barnes é o clube mais velho de futebol em todos as variâncias.
  2. a b Futebol 150 anos Folha de SP
  3. «Telegraph article». Inverdale, John (em inglês). Telegraph.co.uk. 2 de novembro de 2005 
  4. Butler, Bryon: The Official History of the Football Association, page X. ISBN 0-356-19145-1
  5. «Barnes». Football Club History Database (em inglês). Fchd.btinternet.co.uk. Cópia arquivada em 4 de agosto de 2012 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]