Barra inversa

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Question book-4.svg
Esta página cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo (desde outubro de 2019). Ajude a inserir referências. Conteúdo não verificável poderá ser removido.—Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)

A barra inversa \, também chamada de barra invertida ou contrabarra, é um glifo usado predominantemente na computação. É representada como a figura espelhada horizontalmente da barra.

Foi introduzido nos computadores em 1960 por Bob Bemer.[1] Acrescentado ao ASCII, possuía um uso particular em ALGOL 68 para permitir que os operadores lógicos e fossem representados facilmente através de /\ e \/ respectivamente.

Em sistemas Unix, em diversas linguagens de programação como C e Perl, e em expressões regulares, a barra inversa é usada para indicar que o caractere seguinte deve ser tratado de forma especial. Nesse contexto, é também chamada de caractere de escape, formando então uma sequência de escape. Entretanto, em BASIC o símbolo é usado como operador de divisão entre inteiros.

Em sistemas Windows, a barra inversa é utilizada para separar as pastas de seus domínios. Exemplo: C:\Windows\system32

No contexto de texto, especialmente no código fonte de certas linguagens de programação, o símbolo é usado no fim de linhas para indicar que a quebra de linha deve ser ignorada.

Em matemática, um símbolo parecido é usado para para representar o complementar dum conjunto.

Referências

  1. «Robert William Bemer». The History of Computing Project (em inglês). Consultado em 30 de outubro de 2019 

Ver também[editar | editar código-fonte]


Wiki letter w.svg Este artigo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o. Editor: considere marcar com um esboço mais específico.