Barraca

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Disambig grey.svg Nota: Para outros significados, veja Barraca (desambiguação) ou Barracas.
Question book.svg
Este artigo não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde outubro de 2017). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Barracas acampadas na UFF durante o ENEFIL 2011
Barraca de campista

Uma barraca ou tenda é um abrigo, consistindo de paredes de tecido ou outro material flexível disposto sobre ou amarrado a uma armação de tubos e/ou cordas. Algumas barracas não necessitam ser presas ao chão, enquanto outras exigem o uso de cordas amarradas em estacas e fixadas no solo. As barracas parecem ter sido utilizadas inicialmente por povos nômades, o seu uso foi disseminado por exércitos em deslocamento e hoje em dia são muito utilizadas para fins recreativos. Barracas modernas podem ser feitas de material resistente ao fogo.

Tipos de barracas[editar | editar código-fonte]

As tendas variam em tamanho, desde aquelas que mal acomodam uma única pessoa deitada até às grandes lonas de circo, capazes de abrigar milhares de pessoas sentadas.

As tendas para campismo são geralmente transportadas por carro. Dependendo do tamanho e tipo da tenda, e da experiência da pessoa envolvida, elas podem ser montadas e desmontadas entre 5 a 25 minutos.

Tendas menores podem ser suficientemente leves para que possam ser carregadas por longas distâncias por uma pessoa a pé, numa bicicleta, barco ou mesmo por um animal de carga.

As organizações militares da maioria dos países usam barracas para abrigar temporariamente as tropas vivendo e trabalhando em campo aberto sob variadas condições.

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Barraca

Barracas de Camping[editar | editar código-fonte]

As barracas utilizadas para camping existem de diversas formas e tamanhos, inclusive tipos denominados de barracas diferentes, os tipos de barracas mais conhecidos no meio da cultura Camping, são:

Barracas estilo Canadense[editar | editar código-fonte]

Formato Tradicional triangular, com alta resistência. Indicada para caminhos curtos devido ao seu peso. (material de ferro/metal)

Barracas estilo Estrutural[editar | editar código-fonte]

Tipica barraca familiar. Com estrutura para grupos, normalmente dividida em seções (cômodos). Não recomendado para caminhos largos, devido ao seu peso que normalmente supera os 20 Kgs.

Barracas estilo Iglu[editar | editar código-fonte]

Podem ser divididas em vários tipos de barracas estilo Iglu. Normalmente os três tipos de barracas iglus se dividem em: Iglu Simples, Iglu com avanço e Iglu com Quartos.[1]

Ícone de esboço Este artigo sobre Tecnologia é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
  1. «Tipos de barracas para camping». 11 de outubro de 2017. Consultado em 17 de outubro de 2017