Barragem de Santa Luzia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Barragem de Santa Luzia
Barragem de Sta. Luzia (Portugal).jpg
Localização
Município Pampilhosa da Serra, Coimbra
Bacia hidrográfica Tejo e Mondego
Rio Rio Unhais
Coordenadas 40°5'N, 7°51'W
Dados gerais
Operador Energias de Portugal
Uso Abastecimento, Energia, Defesa contra cheias, Recreio
Data de inauguração 1942
Características
Tipo Betão, Dupla abóbada e contrafortes
Altura 76 m
Cota de coroamento 655,6 m
Fundação Granito
Capacidade de geração 25,888 megawatt
Dados da albufeira
Capacidade total 53 700 000 m3
Capacidade útil 51 000 000 m3

A Barragem de Santa Luzia fica situada na Região Centro de Portugal, no concelho da Pampilhosa da Serra, freguesia de Fajão-Vidual, junto à localidade de Casal da Lapa. Foi projetada por André Coyne e construída sobre o leito do Rio Unhais numa estreita garganta quartzítica e tem aproveitamento hidroelétrico. Foi inaugurada em 1942, tendo levado onze anos a ser edificada. Em 1931 começou a ser construída e em 1934 iniciou-se levantamento da barragem, que terminou em março de 1935. Possui 76 metros de altura e um comprimento de coroamento de 115 metros.

A bacia hidrográfica de Santa Luzia tem uma superfície de 50 km2 e recebe também água da Barragem do Alto Ceira, canalizada através de um túnel de derivação com 6 945 metros de comprimento. Os trabalhos da barragem terminaram em 1942 com o fecho das comportas em novembro desse ano pela Companhia Eléctrica das Beiras. A central hidroelétrica está construída na localidade de Esteiro, a 3,5 quilómetros da barragem, e possui 4 grupos geradores com uma potência total de 24 MW, produzindo num ano normal 55 GW-h. .[1][2] A central hidroelétrica tem a particularidade de descarregar a água turbinada diretamente no Rio Zêzere. A descarga de fundo e a de emergência permanecem no rio Unhais.

O nome da barragem advém da Ermida de Santa Luzia, uma capela existente nos penedos contíguos à barragem, no limite das freguesias de Vidual e Cabril. Esta capela foi erigida em 1930, por iniciativa de Francisco Pedro Simões, natural da Malhada do Rei, em cumprimento de uma promessa.

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Barragem de Santa Luzia