Barragem de Covas

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Barragem de covas)
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa


Barragem de Covas
Localização
Município Vila Nova de Cerveira, Viana do Castelo
Bacia hidrográfica Rio Minho/Coura
Rio Rio Coura
Dados gerais
Uso Energia
Data de inauguração 1976
Dados da barragem
Tipo Betão
Altura 12 m
Cota de coroamento 88 m
Fundação Granito
Dados da albufeira
Capacidade total 16 000

A barragem de Covas é uma barragem de tipo gravidade no rio Coura, na bacia hidrográfica do rio Minho, em Portugal. Foi construída em 1976 sobre uma barragem previamente existente. A Barragem está enquadrada numa paisagem de densos pinhais e alamedas de carvalhos no vale do rio. As espécies piscícolas mais comuns são a boga, o escalo (também conhecido por robalinho) e a truta.

A barragem construída pela Empresa Hidroeléctrica do Coura, nacionalizada em 1975, pertence hoje em dia à empresa Energia do Norte e alimenta a Central Hidroeléctrica de France através de uma galeria em carga, com um comprimento total de 4136 m a partir da tomada de água localizada junto à barragem). A produtibilidade média anual do aproveitamento é de 25,7 GWh.[1]

A central, com uma turbina Fracis, foi remodelada em 1997, contando hoje com 7 MW de potência instalada. Situa-se no lugar de France, freguesia do Sopo, concelho de Vila Nova de Cerveira.[2]

Referências

  1. EDP (4 de Abril de 2012). «DECLARAÇÃO AMBIENTAL 2011 - Aproveitamentos Hidroelétricos da Direção de Produção Hidráulica» (pdf). 132 páginas. Consultado em 10 de Julho de 2015. 
  2. Pinto, Ricardo (13 de Março de 2008). «Centrais Hidroelectricas no Distrito de Viana do Castelo» (html). Consultado em 10 de Julho de 2015. 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]