Barreto Football Club

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Barreto
Barreto FC.png
Nome Barreto Football Club
Alcunhas Leão do Norte
Fundação 14 de julho de 1912 (106 anos)
Extinção 1942


Cores do Time Cores do Time Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Uniforme
titular
editar

O Barreto Football Club foi um clube brasileiro de futebol da cidade de Niterói, estado do Rio de Janeiro. Fundado em 14 de julho de 1912, suas cores eram azul e branco.[1] Atualmente, o clube encontra-se extinto. Foi um dos mais vitoriosos clubes de futebol da cidade Niterói.

História[editar | editar código-fonte]

O Barreto foi fundado por funcionários da Cia. de Phosphoros de Segurança Fiat Lux, no bairro Barreto, Niterói. Disputou em 1914 o torneio organizado pelos clubes de Niterói, e a partir de 1916 do campeonato instituído pela Liga Sportiva Fluminense, comandante do esporte no antigo Estado do Rio de Janeiro.

O clube rapidamente tornou-se um dos mais fortes da cidade. Rivalizava enormemente com o Byron, também do Barreto, no chamado Clássico da Zona Norte, rivalidade que talvez só fosse equiparada a entre Canto do Rio e Fluminense Atlético, o Clássico da Zona Sul. As partidas entre Barreto e Byron arrastavam multidões nos anos 20-30, quando a torcida de Niterói era preferencial pelos clubes locais, e um pouco dessa rivalidade foi vivida pelo craque Zizinho, revelado no Byron. Os jornais destacavam, ainda, que o Barreto possuía mais torcida do que o Byron.

Em 1941 o clube tomou uma decisão arriscadíssima, e pouco conhecida: disputou com o Canto do Rio uma vaga no Campeonato Carioca de Profissionais. Para isso, o Barreto se endividou montando uma caríssima equipe profissional, porém o Canto do Rio foi o escolhido, e o Barreto teve que usar a sua equipe no campeonato niteroiense de amadores, onde liderou boa parte do campeonato mas acabou perdendo o título no final.[2]

Em 1942 a situação financeira do clube era insustentável, e o Barreto foi obrigado a fechar as portas, aos 30 anos de idade e deixando uma grande torcida no bairro órfã. Alguns remanescentes do Barreto fundaram o Cruzeiro Atlético Clube, porém este clube não teve o mesmo sucesso do Barreto.

Títulos[editar | editar código-fonte]

  • Flag of Niterói.svg Campeonato Niteroiense: 1921, 1923[3]
  • Flag of Niterói.svg Torneio Inicio do Campeonato Niteroiense: 1919, 1920, 1924 e 1925[4]
  • Flag of Niterói.svg Campeonato Niteroiense - Segundos Quadros: 1919, 1920 e 1932[5]
  • Flag of Niterói.svg Campeonato Niteroiense - Terceiros Quadros: 1917, 1918, 1921 e 1923[6]

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. «Barreto/RJ». Futebol Nacional. Consultado em 6 de setembro de 2018. 
  2. «Barreto Football Club / Niterói (RJ) – escudo e uniforme». História do Futebol. 5 de abril de 2012. Consultado em 6 de setembro de 2018. 
  3. «Rio de Janeiro - Niterói City Championship - List of Champions». RSSSF Brasil. Consultado em 6 de setembro de 2018. 
  4. «Rio de Janeiro - Niterói City Championship - List of Champions (Torneio Início)». RSSSF Brasil. Consultado em 6 de setembro de 2018. 
  5. «Rio de Janeiro - Niterói City Championship - List of Champions (Segundos Quadros)». RSSSF Brasil. Consultado em 6 de setembro de 2018. 
  6. «Rio de Janeiro - Niterói City Championship - List of Champions (Terceiros Quadros)». RSSSF Brasil. Consultado em 6 de setembro de 2018. 
Bandeira de BrasilSoccer icon Este artigo sobre clubes brasileiros de futebol é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.