Barro (Recife)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Barro
  Bairro do Brasil  
Localização do bairro do Barro na cidade do Recife
Localização do bairro do Barro na cidade do Recife
Localização do bairro do Barro na cidade do Recife
Localização
Mapa
Mapa de Barro
Coordenadas 8° 5' 42" S 34° 56' 55" O
Unidade federativa Pernambuco
Município Recife
Características geográficas
Área total 454,3 ha
População total 31,111 hab.
Densidade 68,69 H/ha hab./km²

Barro é um bairro do Recife, Pernambuco. Localiza-se no RPA5[1] e faz limite com os bairros Tejipió, Jardim São Paulo, Areias, Ibura, Cohab[2] e com o município de Jaboatão dos Guararapes. Vale lembrar que o 4º BCom e a maior parte da comunidade da Vila dos Milagres são partes integrantes do bairro do Barro e não do Ibura ou Cohab, como muitos acham.

O bairro é cortado pela Av. Dr. José Rufino que liga o município do Jaboatão dos Guararapes ao centro de Recife e pela rodovia BR 101. Seus principais pontos de referência são a Igreja de Nossa Senhora da Conceição[nota 1], que originalmente era uma capela de taipa com uma cruz de madeira no alto, e onde foi colocada uma imagem de Nossa Senhora da Conceição[4]. Há também o Colégio da Imaculada Conceição e a estação de metrô do Barro que leva o usuário aos mais diversos pontos da região metropolitana do Recife.

História[editar | editar código-fonte]

A história do bairro inicia-se no tempo do Brasil colônia,[3] embora não haja registros formais de seu início. Muitas de suas casas foram construídas ainda nos séculos XIX e XX. Suas terras originalmente eram do Engenho Peres, montado pelo português José Peres em fins do século XVII[4].


Demografia[editar | editar código-fonte]

Área Territorial: 454 ha [1]

População Residente: 31.847 habitantes

Densidade demográfica: 70,09 hab./ha

Ver também[editar | editar código-fonte]

Notas e referências

Notas

  1. Ao lado da Matriz foi construído um poço em 1960, a mando do Frei Ermano, para compensar a falta de água no bairro. Essa água era considerada a mais limpa do Recife. O Frei Ermano fugiu, para se livrar de boatos que o colocavam como aproveitador que visava à eleição como prefeito do Recife.[3]

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]