Barroso (região)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Paisagem da serra do Barroso

Barroso, ou Terras de Barroso, é o nome tradicional da região formada pelos concelhos de Montalegre e Boticas.

O termo "Barroso" conserva o nome de uma das antigas circunscrições administrativas e judiciais em que o território português estava dividido desde o século XI. Possivelmente, o castelo que servia de centro a esta terra era o de São Romão, sítio desabitado na margem Sul da Barragem do Alto-Rabagão. A primeira menção incontroversa ao termo Barroso está num documento galego de 1100 que indica o Barroso servir de termo à villa de Tourém. Antes, em 942, o testamento de São Rosendo refere que ele possuía um rebanho de vacas "in Barosa".

Esta terra foi inquirida em 1220 mas não sobrevivem os textos nos vários testemunhos desta atividade. Já o texto das 1258 sobreviveu.

A 9 Junho de 1273, D. Afonso III, em carta de foral, fundou a vila de Montalegre e ergueu o respectivo castelo. Montalegre tornou-se assim a cabeça da Terra de Barroso em detrimento do castelo de São Romão. Este foral foi depois modificado por D. Dinis em 1289, D. Afonso IV em 1340, e D. João II em 1491. Em 1515, D. Manuel em converteu-o em foral novo. No reinado de D. João I, e na sequência da Guerra da Independência, a Terra de Barroso foi doada a D. Nuno Álvares Pereira e por ele passou à Casa de Bragança.

Em 6 de Novembro de 1836, o concelho de Montalegre foi dividido, criando-se o novo município de Boticas e perdendo-se no processo, para o município de Vieira do Minho, o município de Vilar de Vacas (sediado em Ruivães) e, também, o Couto Misto de Santiago de Rubiás – Tourém.[1]

Tenentes de Barroso[editar | editar código-fonte]

Gonçalo Mendes de Sousa, o Sousão

Conde Mendo Gonçalves de Sousa,

Gonçalo Mendes de Sousa II

Gil Vasques de Soverosa

Conde Gonçalo Garcia de Sousa

Mendo Rodrigues de Briteiros

Referências

  1. «Caracterização do Concelho Montealegre» (PDF). www.ecomuseu.org. Consultado em 8 de abril de 2012. [ligação inativa]
Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia de Portugal é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.