Barry Douglas

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Barry Douglas
Nascimento 23 de abril de 1960 (58 anos)
Belfast
Cidadania República da Irlanda
Ocupação pianista, maestro, professor de música
Prêmios Oficial da Ordem do Império Britânico

Barry Douglas (Belfast, Irlanda do Norte, 23 de abril de 1960) é um pianista e maestro irlandês.

Barry Douglas estudou piano, violoncelo, clarinete, e órgão, em Belfast. Teve aulas com Felicitas LeWinter, aluna de (Emil von Sauer aluno de Franz Liszt).

Em Londres, estudou com John Barstow e com Maria Curcio,[1][2] o último aluno e o favorito de Artur Schnabel, passando depois a estudar com o pianista russo Yevgeny Malinin em Paris. Ganhou a medalha de ouro, no Concurso Internacional Tchaikovsky em 1986, o primeiro pianista não-russo desde Van Cliburn em 1958.[3]

O seu álbum de estréia foi uma gravação de Modest Mussorgsky Pictures at an Exhibition's. Fez muitas gravações, com Camerata Irlanda, a gravação dos cinco concertos para piano de Beethoven e o Concerto Triplo (com Chee-Yun Kim e Andrés Díaz).

É o diretor artístico do Festival Internacional de Piano, de Manchester, na Inglaterra e no Festival de Clandeboye. Fundou a Camerata da Irlanda em 1998.[4]

Foi nomeado Oficial da Ordem do Império Britânico (OBE) em 2002.[5]

Referências

  1. The Guardian, 14 April 2009
  2. Telegraph, 7 April 2009
  3. Melinda Bargreen (1 de fevereiro de 2009). «Irish piano star Barry Douglas can do it all». Seattle Times. Consultado em 6 February, 2010  Verifique data em: |acessodata= (ajuda)
  4. «Camerata Ireland with Barry Douglas». Library of Congress. Consultado em 6 February, 2010  Verifique data em: |acessodata= (ajuda)
  5. «Profiles - Barry Douglas». BBC Northern Ireland. Consultado em 6 February, 2010  Verifique data em: |acessodata= (ajuda)

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Wikiquote
O Wikiquote possui citações de ou sobre: Barry Douglas
Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.