Bartolomeu Crouch Jr.

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Bartô Crouch Jr)
Ir para: navegação, pesquisa
Bartemius Crouch Jr.
Bartolomeu Crouch Jr.
Dados pessoais
Sexo Masculino
Cabelo Loiros
Olhos Pretos
Sangue Puro
Família Pai: Bartolomeu Crouch
Dados biográficos
Casa Blason Serdaigle.svg Ravenclaw
Organizações as
quais pertence
Comensais da Morte
Na série
Primeira aparição
em livro
Harry Potter e o Cálice de Fogo
Primeira aparição
em filme
Harry Potter e o Cálice de Fogo
Intérprete David Tennant
Personagem da série Harry Potter

Bartemius Crouch Jr. ou Barty Crouch (Bartolomeu Crouch Jr. ou Bartô Crouch, segundo as edições brasileiras) (Manchester, 12 de janeiro de 1962), é um personagem fictício da série Harry Potter e um dos mais fiéis seguidores de Voldemort.

Foi pego com outros Comensais da Morte (dentre eles Belatrix Lestrange) tentando encontrar informações do paradeiro do Lorde das Trevas após sua queda, torturando Frank Longbottom (auror) com a maldição cruciatus, não obtendo resultado fizeram o mesmo com a esposa de Frank, Alice. Ambos enlouqueceram e não reconhecem nem o próprio filho, tendo acabado no hospital St Mungus. Crouch e os outros foram pegos e levados a julgamento sendo mandados em seguida para Azkaban.

Inconformada com a situação do filho, a Srª Crouch, que estava muito doente, convenceu o marido a ajudá-la a trocar de lugar com o Bartô, em uma de suas visitas a Azkaban, usando a Poção Polissuco. Bartolomeu Crouch concordou. Escondeu o filho na mansão dos Crouch e o controlava com a maldição Imperius. Em Azkaban, a Srª Crouch morreu e foi enterrada na prisão, dando a entender que quem havia morrido era Bartô Crouch Jr.

Bartô foi mantido sob uma Capa da Invisibilidade e aos cuidados de Winky, a elfa doméstica dos Crouch. Quando Voldemort ficou sabendo da fuga de Bartô, inventou um plano onde, usando a Poção Polissuco, Bartô tomaria o lugar de Alastor Moody, o auror, e passaria a dar aulas de Defesa contra as Artes das Trevas em Hogwarts. Assim, ele poderia colocar Harry no Torneio Tribruxo, ajudando-o a obter a Taça Tribuxo que na verdade era uma Chave de Portal que o levaria para um cemitério onde Voldemort usaria o sangue de Harry para ressurgir. O plano deu certo, mas quando Harry escapou do cemitério desvendou toda a farsa de Bartô.

Ao ser descoberto, antes que pudesse ser interrogado por Cornélio Fudge, Bartô recebeu o Beijo do Dementador, ou seja, teve a alma sugada. Permanece vivo, mas sem alma. Bartô Crouch Jr. tem uma mania que se chama: "Mania compulsiva de fazer gestos obscenos", levando ele quando esta com raiva ou nervoso, à mostrar a língua, foi assim que seu pai Bartô Crouch desconfiou dele quando ele estava disfarçado de professor de Defesa Contra a Arte das Trevas (Olho-Tonto-Moody) com a poção Polissuco.

Em Harry Potter e o Cálice de Fogo, Bartolomeu é interpretado por David Tennant, sendo dublado no Brasil por Alexandre Moreno.

Árvore genealógica[editar | editar código-fonte]