Basílica de São José Operário

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Question book.svg
Este artigo ou secção não cita fontes confiáveis e independentes (desde setembro de 2014). Ajude a inserir referências.
O conteúdo não verificável pode ser removido.—Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
A Basílica vista do Centro.

A Basílica de São José Operário se localiza em Barbacena, Minas Gerais. Construída a partir de 1950,e finalizada por volta de 1958, tem a forma de cruz grega. Foi elevada a Basílica em 25 de setembro de 1965 e tombada pelo Decreto Municipal n° 3.908 de 21 de maio de 1999.Pertence á Arquidiocese de Mariana e tem como atual pároco Padre Walter Jorge Pinto. A Basílica possuí uma vista privilegiada de toda a cidade e de qualquer ponto da cidade se pode vê-la e ouvi-la. É a única Basílica dedicada a São José Operário do mundo.

A Basílica foi planejada para ser uma pequena réplica do Vaticano

História[editar | editar código-fonte]

A Basílica de São José Operário foi projetada inicialmente para ser uma pequena réplica da Basílica de São Pedro no Vaticano, em Roma. Mas por alguns motivos como a falta de renda e outros talvez, não teve sua obra totalizada, tendo apenas a aparência de uma cruz grega. Foi idealizada pelo Padre Hilário da Motta Barros. Seu local escolhido foi uma colina bem alta e bem localizada próxima ao centro da cidade. O projeto foi mandado e aprovado pelo Vaticano. A sua necessidade de construção se deve ao tamanho da antiga Matriz de São José Operário (atual igreja de Nossa Senhora da Glória) e pelos pedidos dos fiéis. O levantamento da igreja ocorreu graças a doações de vários funcionários de fábricas que existem na cidade e de várias outras pessoas importantes.

Arquitetura[editar | editar código-fonte]

A Basílica possuí arquitetura moderna. Seu interior possuí traços do Renascimento e do Barroco. Possuí em seu interior vária imagens das quais se destaca a de São José Operário, por ser rica em detalhes e beleza. A pia batismal da Basílica também é uma relíquia, toda em mármore negro. O altar da igreja também se destaca de outros, por ser circular e bem centralizado, com raros mármores, dentre eles o branco. O que mais se chama a atenção nela, indiscutivelmente, são seu vitrais portugueses e italianos, com imagens em estilo Gótico, sendo que o que se encontra na porta principal da igreja, Septem Dona Spiritus Sancti (Os sete dons do Espírito Santo) pode ser considerado intriscicamente belo. A igreja possuí ao longo de sua três naves, a sua via-sacra em terra cotta, feita por um artista francês. Em volta do altar, em seu piso possuí lírios desenhados. Seus vitrais representam fatos da vida de Cristo, Santos e Anjos da Igreja Católica.

Jubileu[editar | editar código-fonte]

Realiza anualmente o Jubileu de São José Operário, agora adicionado no calendário da cidade, entre os dias 21 de abril e 1 de maio. Conhecido regionalmente, atrai lojistas ambulantes de várias partes do país que ficam nas ruas ao redor da igreja, atraindo mais pessoas.

Ícone de esboço Este(a) artigo sobre capela, igreja ou catedral é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.