Basílica de Santa Maria Gloriosa dei Frari

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Santa Maria dei Frari (exterior)

A Basilica di Santa Maria Gloriosa dei Frari, normalmente chamada simplesmente os Frari, é uma das maiores igrejas de Veneza e tem o estatuto de basílica menor. Está no Campo dei Frari, no coração do bairro de San Polo. A cidade está dedicada à Assunção de Maria (Assunzione della Beata Virgine).

Os franciscanos obtiveram terra para erigir uma igreja em 1250, mas o edifício só se terminou em 1338. De forma quase imediata empreenderam-se os trabalhos para a substituir por uma maior, a igreja actual, que levou quase um século a construir e ficou terminada em meados do século XV. O campanário (acabado em 1396) tem 83 m de altura e é o segundo mais alto da cidade depois do da Basílica de São Marcos.

A imponente igreja foi construída em ladrilho no estilo gótico italiano. Como em muitas igrejas venezianas, o exterior é bastante simples. O interior contém a única grade de coro que continua no local original em Veneza; data de 1475 e está esculpida. O coro data de 1468 e apresenta três níveis de bancos, talhados com baixo-relevos.

Os Frari é uma igreja paroquial do Vicariato de San Polo-Santa Croce-Dorsoduro. As outras igrejas da paróquia são San Barnaba, San Ludovico Vescovo, Santa Maria del Soccorso e Santa Margherita.

Obras de arte[editar | editar código-fonte]

Hagar in the desert, Giambattista Pittoni, 1720
Altar maior, com o retábulo de Ticiano.

Monumentos funerários[editar | editar código-fonte]

Cenotáfio do túmulo de Antonio Canova.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Commons
Commons
O Commons possui imagens e outros ficheiros sobre Basílica de Santa Maria Gloriosa dei Frari