Base Aérea de Natal

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Merge-arrow 2.svg
Este artigo ou secção deverá ser fundido com Aeroporto Internacional Augusto Severo. (desde novembro de 2016)
(por favor crie o espaço de discussão sobre essa fusão e justifique o motivo aqui; não é necessário criar o espaço em ambas as páginas, crie-o somente uma vez. Perceba que para casos antigos é provável que já haja uma discussão acontecendo na página de discussão de um dos artigos. Verifique ambas (1, 2) e não esqueça de levar toda a discussão quando levar o caso para a central.).

A Base Aérea de Natal - BANT é uma base da Força Aérea Brasileira localizada na cidade de Parnamirim a menos de 20 km da capital do Rio Grande do Norte. Foi construída pela Panair do Brasil em 1942, pelos esforços de guerra, foi administrada pela Panair do Brasil até 1965, quando foi desapropriada pelo governo militar, sem nenhuma indenização paga. Todas as marcas e emblemas de sua antiga administradora, foram apagadas. Hoje serve apenas como base aérea.

Unidades aéreas[editar | editar código-fonte]

Em 2014, operavam na Base Aérea de Natal as seguintes unidades da FAB:

  • 2° Esquadrão do 5° Grupo de Aviação (2º/5º GAv), o Esquadrão Joker, a primeira unidade da FAB a operar os A-29 (Embraer EMB-314 Super Tucano) com a missão de formar os novos pilotos de caça da FAB.
  • 1º Esquadrão do 11º Grupo de Aviação (1º/11º Gav), o Esquadrão Gavião, com aeronaves H-50 Esquilo, com a missão de formar os novos pilotos de helicóptero da FAB.
  • 1º Esquadrão do 5º Grupo de Aviação (1º/5º GAv), o Esquadrão Rumba, com aeronaves C-95 (Embraer EMB-110 Bandeirante). O Esquadrão Rumba é responsável pela formação dos pilotos de transporte, patrulha e reconhecimento da FAB.

A base contava ainda com um C-98 (Cessna 208 Caravan) para missões administrativas.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]