Base aérea de Landsberg-Lech

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

A Base aérea de Landsberg-Lech (em alemão: Fliegerhorst Landsberg/Lech) (ICAO: ETSA)[1] é uma base aérea da Força Aérea Alemã localizada nas imediações da cidade de Landsberg, na Baviera, Alemanha.[1][2]

A construção da base foi iniciada em 1936 para servir a Luftwaffe. A 10 de Fevereiro de 1937, a base foi inaugurada. As primeiras aeronaves a fazer uso da base foram os Dornier Do 17 que, mais tarde, foram substituídos pelo Heinkel He 111. Durante a Segunda Guerra Mundial, as suas aeronaves cumpriram serviço em todas as frentes de guerra. No final da guerra, o exército norte-americano ocupou as instalações.

Usada pela USAF depois da guerra,[2] passou para as mãos da Força Aérea Alemã quando a Alemanha Ocidental se juntou à NATO.

Actualmente, Landsberg é uma base de transporte aéreo. É a casa da Asa de Transporte Aéreo N.º 61, que opera aeronaves C-160 e helicópteros UH-1D Huey.

Referências

  1. a b «Landsberg-Lech Air Base - SKYbrary Aviation Safety». www.skybrary.aero. Consultado em 15 de março de 2016. 
  2. a b «Landsberg-Lech Air Base in Landsberg, Germany». Virtual Globetrotting (em inglês). Consultado em 15 de março de 2016.