Bassem Youssef

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Bassem Youssef
باسم يوسف
Bassem Youssef em 2014.
Nome completo Bassem Raafat Muhammad Youssef
Conhecido(a) por Progama El Bernameg
Nascimento 22 de março de 1974 (42 anos)
Cairo, Província do Cairo
 Egito
Ocupação Médico, humorista

Bassem Raafat Muhammad Youssef (em árabe: باسم رأفت محمد يوسف) conhecido simplesmente como Bassem Youssef (Cairo, 22 de março de 1974) é um médico cardiologista, humorista e apresentador de televisão egípcio, que apresenta o programa satírico El Bernameg ("O Programa"), da CBC Television. A grande mídia o têm comparado com Jon Stewart e seu programa The Daily Show. Youssef disse que se inspirou, realmente, em Stewart[1] · [2] · [3].

Biografia[editar | editar código-fonte]

Nascido no Cairo em 22 de março de 1974, tem uma irmã, Nadia, e quando a estação do programa El Bernameg está fechada, trabalha como cardiologista no Cairo. Foi também por isso que assistiu muitos jovens revolucionários na praça Tahrir no tempo da Primavera Árabe[4]

Youssef é membro do Instituto de Política da Universidade Harvard na John F. Kennedy School of Government.

Televisão[editar | editar código-fonte]

O sucesso na televisão começa, para Youssef, em 2011, no começo da Revolução Egípcia de 2011, como o programa The B+ Show, no YouTube[5]. Ele imitava a maioria dos famosos egípcios como os Salafitas, o músico Amir Mostafa, Tawfik Okasha, o candidato às eleições presidenciais Hazem Salah Abu Ismail e Mohamed ElBaradei.

Em 21 de junho de 2012, participa ao programa de Jon Stewart The Daily Show.

Em 1 de janeiro é denunciado por um promotor de justiça, a pedido do gabinete do presidente Mohamed Morsi, pela acusação de «... fazer circular notícias falsas e de atrapalhar a calma e a administração pública...»[6]

Youssef foi o primeiro árabe a apresentar uma cerimônia do Emmy Awards. [7]

Referências

  1. El-Wakil, Mai (21 de abril de 2011). «Drawing inspiration from the revolution». Al Masry Al Youm. Consultado em 28 de setembro 2011. 
  2. Marx, Willem (29 de março de 2012). «Bassem Youssef: Egypt's Jon Stewart». Bloomberg Businessweek. 
  3. Hassan, Abdalla (28 de abril de 2011). «Surgeon Using Parody to Dissect the News in Egypt». New York Times. Consultado em 28 de setembro de 2011. 
  4. Montasser, Farah. «Revolutionary satire: Bassem Youssef speaks to Ahram Online». Ahram. Consultado em 28 de setembro de 2011. 
  5. Elkayal, Heba (7 de setembro de 2011). «Comedy show du jour: Bassem Youssef's Al-Bernameg». Daily News Egypt. Consultado em 28 de setembro de 2011. [ligação inativa]
  6. «Host of Egyptian Daily Show investigated after being accused of insulting President Morsi». Associated Press. 1 de janeiro de 2013. 
  7. «Egyptian Satirist Bassem Youssef to Host Int'l Emmy Awards». The New York Times. 11 de maio de 2015. Consultado em 27 de junho de 2015. 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]


Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.