Batalha da floresta de Efraim

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Batalha da floresta de Efraim
Guerra Civil no Reino Unido de Israel
Data 967 a.C.
Local Reino de Israel, Efraim
Desfecho
  • vitória decisiva do exército lealista de Israel
  • Revolta sufocadas
  • Morte de Absalão
Beligerantes
Exército lealista de David Exército rebelde de Absalão
Comandantes
comandante Joabe
general Abisai
general Itaí (o filisteu)
príncipe Absalão
general Amasa
Forças
+4500 soldados
+3000 soldados lealistas
600 filisteus exilados
lutadores queretitas
lutadores Peletitas
+ 20000 soldados desertores
Baixas
desconhecidas 20 000 mortos,
centenas em fuga

A batalha da floresta de Efraim foi uma batalha que se desenrolou no antigo Reino Unido de Israel na região de Efraim em 967 a.C. durante a revolta contra o rei. Esse terrível combate opôs as tropas fiéis ao rei David contra o exército de Absalão.

Batalha[editar | editar código-fonte]

Após ter chegado a Jerusalém Absalão preferiu ouvir o conselho de Husai e ignorar o de Aitofel. Esperou algum tempo até reunir um exército forte, convocou Amasa para ser chefe de suas tropas e partiu ao encontro de seu pai. O rei David dividiu suas forças em três divisões: uma liderada por seu comandante Joabe, outra pelo general Abisai e outra sob chefia do general Itaí(o filisteu). Tendo pouco número de homens em relação ao adversário Joabe atraiu as tropas rebeldes até a floresta de Efraim onde decorreu o combate. Devido à experiência dos soldados de Davi, o exército recém-formado de Absalão não conseguiu evitar a esmagadora derrota contra as forças lealistas tendo uma perda de 20 000 homens sobrando apenas alguns sobreviventes que se puseram em fuga. Naquele dia a floresta porém consumiu mais vidas do que a batalha.

Morte de Absalão[editar | editar código-fonte]

Vendo o seu fracasso Absalão fugiu numa mula na esperança de escapar, mas seus cabelos ficaram pendurados numa árvore e Joabe mesmo sabendo da ordem do rei de poupar o príncipe rebelde, cravou três lanças no coração deixando a seus homens os últimos golpes.

Referências[editar | editar código-fonte]