Batalha de Edgecote Moor

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Batalha de Edgecote Moor
Guerra das Rosas
Data 26 de julho de 1469
Local Danes Moor, Northamptonshire, Inglaterra
Desfecho Vitória da Casa de Lencastre
Combatentes
Lancashire rose.svg Casa de Lencastre Yorkshire rose.svg Casa de York
Comandantes
Robin de Redesdale Coat of Arms of Sir William Herbert, 1st Baron Herbert, KG.png Guilherme Herbert, 1.° Conde de Pembroke
ArmsOfEarlOfDevon.jpg Humberto Sttaford, 1.° Conde de Devon
Baixas
Número desconhecido Número desconhecido

A Batalha de Edgecote Moor foi um episódio da Guerra das Rosas entre as Casas de Casa de Lencastre (em inglês: Lancaster) e Iorque. A deserção do Conde Warwick, Richard Neville, antigo apoiante do rei Eduardo IV de Inglaterra, deveu-se ao facto de, quando negociava com Luís IX de França o casamento de uma princesa francesa com Eduardo IV, ter sabido que este afinal casara secretamente seis meses antes com uma plebeia, Isabel Woodville. Pior ainda os irmãos e irmãs de Isabel casaram com damas e cavalheiros da nobreza, uma afronta para Warwick que vira persistentemente recusada autorização para que a sua filha mais velha casasse com Jorge Plantageneta, Duque de Clarence.

Embora o rei dispusesse em princípio de maiores forças militares dado o auxílio dos condes de Pembroke e Devon, a chegada tardia ao campo de batalha das tropas do Conde de Devon acabariam por ditar a derrota do exército real.


Ícone de esboço Este artigo sobre batalhas (genérico) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.