Batalha de Fujikawa

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Batalha de Fujigawa
Guerras Guenpei
Data 9 de novembro de 1180
Local Fujigawa, junto ao Monte Fuji
Desfecho Fuga dos Taira sem enfrentamento
Casus belli Minamoto enfrentam Taira
em resposta ao Cerco de Nara
Combatentes
Sasa Rindo.svg Clã Minamoto Ageha-cho.svg Clã Taira
Comandantes
Minamoto no Yoritomo Taira no Koremori
Forças
40.000 2.000

A Batalha de Fujigawa (富士川の戦い, , Fujigawa no tatakai?), também conhecida como a batalha que nunca aconteceu, foi uma batalha das Guerras Genpei no final do Período Heian da História do Japão, em 9 de novembro de 1180, na atual la Província de Shizuoka [1] .

Para reabastecer rapidamente suas tropas depois de seu retorno do exílio e da derrota em Ishibashiyama, Minamoto no Yoritomo enviou mensageiros para recrutar outros clãs [1] .

Enquanto marchava através da região do Monte Fuji na Província de Suruga, planejava se reunir com o Clã Takeda e outros das províncias de Kai e Kōzuke ao norte. Os aliados chegaram no momento de se enfrentarem o exército do Clã Taira que estava perseguindo Yoritomo [2] . Mas a batalha não ocorreu.

Nessa noite os Taira acreditaram que o som de um bando de aves fosse um ataque surpresa dos Minamoto, e Taira no Koremori foge com suas tropas, sem que houvesse uma batalha [3] .

Referências

  1. a b LOUIS FREDERIC. O Japão: Dicionário e Civilização (em Português). Rio de Janeiro: Globo Livros, 2008. p. 277. ISBN 9788525046161
  2. James S. De Benneville. Saitō Musashi-bō Benkei: Tales of the Wars of the Gempei, being the story of the lives and adventures of Iyo-no-Kami Minamoto Kurō Yoshitsune and Saitō Musashi-bō Benkei the warrior monk (em inglês). Yokohama: Publicado pelo Autor, 1910. 38-39 p.
  3. Stephen Turnbull. Enciclopédia dos Samurais (em Português). São Paulo: Ed. JBC, 2006. 251 p. ISBN 9788587679307
Ícone de esboço Este artigo sobre História do Japão é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.


Guerras Genpei (1180 a 1185)
1ª Uji - Nara - Ishibashiyama - Fujikawa - Sunomatagawa - Yahagigawa - Hiuchi - Kurikara - Shinohara - Mizushima - Fukuryūji - Muroyama - Hōjūjidono - 2ª Uji - Awazu - Ichi-no-Tani - Kojima - Yashima - Dan no Ura