Batalha de Harlem Heights

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Batalha de Harlem Heights
Guerra da Independência dos Estados Unidos da América
Battle of Harlem Heights.svg
Data 16 de Setembro de 1776
Local Morningside Heights, Nova Iorque
Desfecho Vitória americana
Beligerantes
Estados Unidos Estados Unidos Flag of Great Britain (1707–1800).svg Grã-Bretanha
Comandantes
Estados Unidos George Washington
Estados Unidos Thomas Knowlton 
Estados Unidos Nathanael Greene
Reino da Grã-Bretanha William Howe
Reino da Grã-Bretanha Alexander Leslie
Forças
1800[1] 5000[2]
Baixas
30 mortos
100 feridos[3]
92-390 mortos e feridos[4][5]

A Batalha de Harlem Heights foi um dos combates da campanha de Nova Iorque e Nova Jérsia da Guerra da Independência dos Estados Unidos da América. O confronto teve lugar no local da actual Morningside Heights e a oeste de Harlem, próximo de Manhattan em Nova Iorque, no dia 16 de Setembro de 1776.

O Exército Continental, comandado pelo comandante-em-chefe, general George Washington, major-general Nathanael Greene e major-general Israel Putnam, num total de 1800 homens, instalou-se em várias posições em terreno elevado, na zona alta de Manhattan, para fazer frente ao ataque das divisões britânicas, cerca de 5000 tropas comandadas pelo major-general Alexander Leslie. As forças britânicas efectuaram uma manobra táctica incorrecta ao fazerem soar o toque de "gone away"[nota 1] para uma caça à raposa, enquanto estavam em perseguição. Este gesto pretendia ofender Washington, ele próprio um caçador de raposas, que aprendeu com Lord Fairfax durante a Guerra Franco-Indígena. Os continentais, que estavam em retirada organizada, ficaram furiosos e decidiram defender o seu terreno. Depois de flanquearem os atacantes britânicos, os americanos conseguiram repeli-los. Após a retirada britânica, Washington mandou parar as suas tropas. Esta batalha significou o restabelecimento do moral do Exército Continental depois de várias derrotas. Foi a primeira vitória militar de Washington na guerra.

Depois de um mês sem qualquer combate significativo entre os dois exércitos, Washington foi forçado a retirar o seu exército para White Plains, enquanto os britânicos se estabeleciam no Condado de Westchester, ameaçando bloquear Washington em Manhattan. Washington sofreu mais duas derrotas, uma em White Plains e outra em Forte Washington. No seguimentos destas duas derrotas, Washington e o seu exército, retiraram para aPensilvânia através de Nova Jérsia. A campanha de Nova Iorque e Nova Jérsia terminou depois das vitórias americanas em Trenton e Princeton.

Notas

  1. Termo que significa que a raposa já não se encontra no terreno reservado à caça[6]

Referências

  1. Johnston p.82
  2. McCullough p.218
  3. Johnston p.87
  4. Boatner, p. 491
  5. McCullough p.219
  6. Glossário de caça à raposa

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • Boatner, Mark Mayo (1966). Cassell's Biographical Dictionary of the American War of Independence 1763–1783. London: Cassell. ISBN 0-304-29296-6 
  • Freeman, Douglas Southall (1951). George Washington: A Biography. Volume Four: Leader of the Revolution. London: Eyre & Spottiswoode 
  • Johnston, Henry P (1897). The Battle of Harlem Heights, September 16, 1776. London: The Macmillan Company 
  • Lengel, Edward (2005). General George Washington. New York: Random House Paperbacks. ISBN 0-8129-6950-2 
  • McCullough, David (2006). 1776. New York: Simon and Schuster Paperback. ISBN 0-7432-2672-0 
  • Montross, Lynn (1967). The Story of the Continental Army, 1775–1783. New York: Barnes & Noble 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre batalhas (genérico) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
Ícone de esboço Este artigo sobre História ou um(a) historiador(a) é um esboço relacionado ao Projeto História. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.