Batalha de Susã

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Batalha de Susã
Conquista assíria de Elão

Susã, saqueada pelos assírios. A brutal campanha de Assurbanípal contra Susã em 647 a.C. é registrada triunfalmente. Aqui, as chamas se erguem da cidade quando os soldados assírios a derrubam com picaretas e alavancas e carregam os despojos.
Data 647 a.C.
Local Susã
Coordenadas 32° 11' 21.19" N 48° 15' 28.01" E
Desfecho Vitória assíria decisiva; destruição total de Susã
Beligerantes
Assíria Elão
Comandantes
Assurbanípal Umanaldasi
Batalha de Susã está localizado em: Irão
Batalha de Susã

A Batalha de Susã (em árabe: شوش دؤیوشو) foi uma batalha envolvendo os assírios e os elamitas. O rei assírio Assurbanípal, cansado dos ataques elamitas aos mesopotâmicos, decidiu destruir Susã, a capital dos elamitas.[1]

História[editar | editar código-fonte]

Após conquistar a Babilônia, em 648 a.C., o exército de Assurbanípal investiu contra o Elão.

Em 647 a.C., o rei assírio Assurbanípal arrasou a cidade durante uma guerra em que o povo de Susã, aparentemente, participou do outro lado. Umanaldasi, que era o soberano do Elão entre 681 e 675 a.C., fugiu para montanhas, enquanto seu filho foi feito prisioneiro.[2] Uma inscrição descoberta em 1854, por Austen Henry Layard em Nínive revela Assurbanípal como um "vingador", em busca de retaliação pelas humilhações que os elamitas tinham infligido ao povo Mesopotâmicos ao longo dos séculos. Assurbanípal escreve depois de seu bem sucedido cerco de Susã:

Dentre os tesouros capturados, consta a estátua da deusa Nanaji tomada mais de 1500 anos antes de Uruque.

Referências

  1. The Elamite Empire - All Empires Arquivado em 2007-09-27 no Wayback Machine
  2. Society, American Oriental (1897). Journal of the American Oriental Society (em inglês). [S.l.]: American Oriental Society. 
  3. Persians: Masters of Empire" ISBN 0-8094-9104-4 p. 7-8