Bateria de São Caetano da Ponta Grossa

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Bateria de São Caetano da Ponta Grossa
Bateria de São Caetano, Santa Catarina.
Brazilian States.PNG
Construção José I de Portugal (1765)
Estilo Abaluartado
Conservação Mau
Aberto ao público Sim

A Bateria de São Caetano da Ponta Grossa localiza-se na Ponta Grossa, ilha de Santa Catarina, estado de Santa Catarina, no Brasil.

História[editar | editar código-fonte]

Esta bateria foi construída em 1765, no Governo de Francisco de Sousa e Meneses, segundo projeto do Sargento-mor Francisco José da Rocha, estando localizada a aproximadamente duzentos metros a Leste da Fortaleza de São José da Ponta Grossa. Sua função era a de complementar as defesas da Fortaleza da Ponta Grossa, na barra Norte da Ilha de Santa Catarina, dando-lhe cobertura pelo lado voltado para a praia de Jurerê e praia de Canasvieiras, que ficava, até então, desprotegido.

Foi artilhada com seis peças que lá se achavam por ocasião da invasão dos espanhóis, ocorrida em 1777.

Hoje, desta bateria em ruínas, restam uma base de guarita, trechos de muralhas e vestígios de uma pequena construção que teria servido de Casa da Guarda e Casa da Parlamenta.

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • BARRETO, Aníbal (Cel.). Fortificações no Brasil (Resumo Histórico). Rio de Janeiro: Biblioteca do Exército Editora, 1958. 368 p.
  • GARRIDO, Carlos Miguez. Fortificações do Brasil. Separata do Vol. III dos Subsídios para a História Marítima do Brasil. Rio de Janeiro: Imprensa Naval, 1940.
  • SOUSA, Augusto Fausto de. Fortificações no Brazil. RIHGB. Rio de Janeiro: Tomo XLVIII, Parte II, 1885. p. 5-140.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]