Man of Steel (filme)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Batman vs. Superman)
Ir para: navegação, pesquisa
Man of Steel
Homem de Aço (PT)
O Homem de Aço (BR)
Pôster promocional.
 Estados Unidos Reino Unido
2013 • cor • 143 min 
Direção Zack Snyder
Produção Charles Roven
Christopher Nolan
Emma Thomas
Deborah Snyder
Roteiro David S. Goyer
Baseado em Christopher Nolan
David S. Goyer
Elenco Henry Cavill
Amy Adams
Michael Shannon
Kevin Costner
Diane Lane
Laurence Fishburne
Russell Crowe
Gênero Ação
Ficção científica
Idioma Inglês
Música Hans Zimmer
Direção de arte Alex McDowell
Direção de fotografia Amir Mokri
Figurino James Acheson
Michael Wilkinson
Edição David Brenner
Estúdio Legendary Pictures
Cruel and Unusual Films
Syncopy Films
DC Entertainment
Distribuição Warner Bros.
Lançamento Estados Unidos 14 de junho de 2013
Portugal 27 de junho de 2013
Brasil 12 de julho de 2013
Orçamento US$ 225 milhões[1]
Receita US$ 668.045.518[1]
Site oficial
Página no IMDb (em inglês)

Man of Steel (no Brasil, O Homem de Aço; em Portugal, Homem de Aço) é um filme estadunidense de 2013 dirigido por Zack Snyder e escrito por David S. Goyer. É baseado no personagem Superman da DC Comics e é um reboot da série cinematográfia de Superman, mostrando a história de origem do personagem. O filme é estrelado por Henry Cavill no papel principal, com Amy Adams como Lois Lane, Michael Shannon como General Zod, Diane Lane como Martha Kent, Kevin Costner como Jonathan Kent, Laurence Fishburne como Perry White e Russell Crowe como Jor-El. Man of Steel inicia um universo ficcional compartilhado de personagens da DC Comics no cinema.

O desenvolvimento começou em 2008 quando a Warner Bros. começou a receber propostas de escritores de quadrinhos, roteiristas e diretores, optando por reiniciar a franquia. Uma decisão judicial em 2009 entregou os direitos da origem de Superman devolta para a família de Jerry Siegel junto com o direito autoral. A decisão afirmava que a Warner não devia a família royalties adicionais dos filmes anteriores, porém se não começassem a produção de um filme do personagem até 2011 então os espólios de Siegel e Joe Shuster poderiam processar o estúdio pelo lucro perdido por um filme não produzido. Christopher Nolan apresentou a ideia de Goyer durante a pré-produção de The Dark Knight Rises, com Snyder sendo contratado em outubro de 2010. As filmagens começaram em agosto de 2011 em West Chicago, Illinois, indo depois para Plano e Vancouver.

Man of Steel estreou em 14 de junho de 2013, se tornando um enorme sucesso de bilheteria apesar de uma recepção mista da crítica. Alguns críticos destacaram a narrativa do filme, as atuações, visuais e a reinvenção do personagem, enquanto outros criticaram seu ritmo e falta de desenvolvimento de personagens.

Enredo[editar | editar código-fonte]

Gtk-paste.svg Aviso: Este artigo ou se(c)ção contém revelações sobre o enredo.

O planeta Krypton enfrenta uma iminente destruição por causa de seu núcleo instável, resultado de anos esgotando os recursos naturais do planeta. O conselho governante é deposto pelo comandante militar General Zod e seus seguidores em um golpe militar. O cientista Jor-El e sua esposa Lara lançam seu filho recém nascido, Kal-El, em uma nave espacial para a Terra logo depois de infundir suas células com os códigos genéticos de toda espécie kryptoniana. Depois de Zod matar Jor-El, ele e seus seguidores são capturados e banidos para a Zona Fantasma. Entretanto, eles são libertados quando Krypton explode.

A nave de Kal-El cai em Smallville, uma pequena cidade do Kansas. Ele é criado como o filho adotivo de Jonathan e Martha Kent, que lhe dão o nome de Clark. Sua fisiologia kryptoniana lhe concede habilidades sobrehumanas na Terra, que instantaneamente lhe causam confusão e ostracismo. Porém, ele aos poucos aprende a controlar seus poderes para ajudar os outros. Jonathan revela ao Clark adolescente que ele é um alienígena, aconselhando-o a não usar seus poderes publicamente por temer que a sociedade o rejeite.

Após a morte de Jonathan, o adulto Clark passa vários anos tendo uma vida nômade, trabalhando em diferentes lugares e com nomes falsos, salvando pessoas em segredo enquanto tenta lidar com a perda de seu pai adotivo. Clark eventualmente se infiltra na investigação do Exército dos Estados Unidos sobre uma nave espacial kryptoniana encontrada no Ártico. Quando entra na nave, ele consegue se comunicar com a consciência preservada de Jor-El na forma de um holograma. Jor-El revela suas origens, sua história, a destruição de Krypton e conta a Clark que ele foi mandado à Terra para levar a esperança de um futuro melhor para a espécie humana. Lois Lane, uma jornalista do Planeta Diário enviada para escrever uma história sobre a descoberta, se infiltra na nave depois de seguir Clark e é salva por ele dos mecanismos de defesa. Perry White, editor de Lois, rejeita sua história de um salvador "sobrehumano", então ela rastreia Clark até o Kansas com a intenção de excrever um exposé. Ela decide manter o segredo dele depois de ouvir sua história.

Enquanto isso, Zod e sua equipe vasculham outros mundos que Krypton havia colonizado. Entretanto, nenhuma das colônias sobreviveu após a destruição do planeta. Zod e os outros captam um sinal de socorro enviado da nave kryptoniana encontrada na Terra. Ele chega e exige que a humanidade entregue Kal-El, que ele acredita possuir o código genético, ou o planeta será destruido. Clark concorda e os militares entregam ele e Lois para Faora, o braço direito de Zod. Zod revela que planeja terraformar a Terra em uma nova Krypton e usar o código genético para repopular o planeta com kryptonianos geneticamente modificados. Este processo acabaria por levar a extinção da espécie humana por causa das inumeras mudanças ecológicas. Clark e Lois escapam da nave de Zod com a ajuda do holograma de Jor-El, derrotando Faora e outro kryptoniano e convencendo os militares que ele é um aliado. Zod lança sua máquina de terraformação e inicia o processo em Metrópolis e no Oceano Índico, aumentando a massa e atmosfera da Terra.

Clark, agora chamado de "Superman", destroi a máquina de terraformação enquanto os militares usam a nave que o trouxe a Terra em um ataque áereo contra a nave de Zod em Metrópolis, enviando suas forças devolta para a Zona Fantasma. Superman também destroi a nave carregando a Grande Câmara, a principal tecnologia para recriar a espécie kryptoniana com o código genético. Apenas Zod permanece vivo, enfrentando Superman em uma destrutiva batalha por Metrópolis usando seus poderes recém desenvolvidos. Quando Zod tenta matar civis encurralados em vingança por sua derrota, Superman é forçado a matá-lo. Algum tempo depois, ele avisa o governo que se quiserem ajuda será nos termos dele. Para criar um pseudônimo para ter acesso a situações de perigo sem levantar suspeitas, Clark arruma um emprego como repórter do Planeta Diário

Gtk-paste.svg Aviso: Terminam aqui as revelações sobre o enredo.

Elenco[editar | editar código-fonte]

Elenco de Man of Steel no Taormina Film Fest em 2013.
Um kryptoniano cujos pais o enviaram a Terra ainda bebê para fugir da destruição do planeta Krypton. Ele foi criado em Smallville, Kansas, pelos fazendeiros Jonathan e Martha Kent. Sob a orientação moral de seus pais adotivos e inspirado pela mensagem holográfica de seu falecido pai, ele se torna o maior protetor da Terra. Superman é representado como tendo 33 anos de idade na linha do tempo do filme. Cavill é o primeiro ator britânico a interpretar o personagem.[2] [3] Cavill anteriormente havia sido escolhido para interpretar o personagem em Superman: Flyby, porém o projeto foi arquivado;[4] ele também foi considerado para o papel em Superman Returns, porém perdeu para Brandon Routh.[5] [6] O ator afirmou, "Há uma história bem verdadeira por trás do personagem de Superman". Ele explicou que foi o objetivo de todos explorar as dificuldades que o personagem enfrenta como o resultado de ter múltiplas identidades – incluindo seu nome de nascimento, Kal-El, e seu alter-ego, Clark Kent. Cavill também disse que "Ele está sozinho e não há ninguém como ele [...] Deve ser incrivelmente assustador e solitário, não saber quem você é ou o que é e tentar descobrir o que faz sentido. Qual a sua referência? De onde tira inspiração? Onde você coloca um limite com o poder que tem? Em si, é uma enorme fraqueza".[7] O ator contou que consumiu quase cinco mil calorias por dia, treinou mais de duas horas diariamente e arou proteína para acumular massa muscular.[8] Dylan Sprayberry interpretou Clark Kent aos onze anos de idade e Cooper Timberline o personagem aos nove.[9]

Repórter do Planeta Diário e interesse amoroso de Superman/Clark Kent. Olivia Wilde e Mila Kunis estiveram cotadas para viver a personagem, que acabou nas mãos de Adams. Snyder diz ter sido uma grande procura por Lois Lane e, depois de conhecer Adams, sentiu que o papel era dela. Adams foi anunciada como Lois em março de 2011.

Um general militar kryptoniano com os mesmos poderes que Superman. Viggo Mortensen e Daniel Day-Lewis foram escalados para o papel. Snyder foi questionado sobre a escolha do vilão e respondeu que, para o começo da série, Zod seria o vilão perfeito.

Segunda no comando do exército de Zod, extremamente fiel a Zod, cruel, fria e com uma qualificação militar que a torna um forte adversário de Superman.

Pai biológico do Superman e um dos cientistas mais fabulosos e bem-sucedidos de Krypton. Foi também o homem que previu a destruição do seu planeta. Sean Penn e Clive Owen estiveram cotados para o papel.[10]

Mãe biológica do Superman e esposa leal de Jor-El. Connie Nielsen e Julia Ormond foram cotadas para o papel.[11]

O editor-chefe do Planeta Diário e chefe de Clark Kent e Lois Lane. Fishburne é o primeiro negro a interpretar Perry White.

Os pais adotivos do Superman. Snyder disse sobre Costner: "Kevin vai ser capaz de comunicar a força silenciosa do homem rural americano que levantou o maior super-herói de todos os tempos".[12]

Produção[editar | editar código-fonte]

Em junho de 2008, a Warner Bros. estava consultando escritores de quadrinhos e também roteiristas e diretores de cinema sobre o modo mais adequado de reiniciar a série de filmes do Superman.[16] O escritor de quadrinhos Mark Waid disse a eles que não seria tão difícil assim, bastaria tratar Superman Returns como o Hulk de Ang Lee e acrescentou que o O Incrível Hulk mostrou que é possível refazer uma franquia.[17]

Os escritores de quadrinhos Grant Morrison , Geoff Johns e Brad Meltzer também exibiram suas ideias para o reinicio da saga. A ideia de Morrison foi uma concepção semelhante à do seu trabalho em Grandes Astros: Superman, enquanto a de Johns foi semelhante a Superman: Legado das Estrelas. Mark Millar, em parceria com o diretor Matthew Vaughn, planejou uma trilogia épica de 8 horas de filmes, cada um lançado com um ano de diferença, semelhante a The Lord of the Rings. [18] [19] Millar comparou-a com a trilogia The Godfather, na qual seria retratado todo o desenvolvimento do Superman, desde os últimos dias de Krypton até quando o herói perde os seus poderes no futuro distante, na conversão do Sol em uma estrela vermelha.[20]

Durante as discussões para a história de The Dark Knight Rises, em 2010, David S. Goyer contou a Christopher Nolan a sua ideia sobre como apresentar o Superman em um contexto moderno.[21] Impressionado com o conceito de Goyer, Nolan apresentou a ideia para o estúdio,[21] que o anunciou no filme como produtor e Goyer como roteirista, devido ao grande sucesso de crítica e bilheteria The Dark Knight.[22] [23] Nolan disse que admirava a conexão entre os trabalhos de Bryan Singer, em Superman Returns, e os primeiros filmes da série, por Richard Donner, mas afirmou que o novo filme não teria qualquer relação com a série de filmes anteriores.[24]

Guillermo del Toro recusou o posto de diretor por causa do seu comprometimento na adaptação para o cinema de At the Mountains of Madness,[25] enquanto Robert Zemeckis também recusou o cargo.[26] Darren Aronofsky, Duncan Jones, Jonathan Liebesman, Matt Reeves e Tony Scott foram cogitados[27] antes de Zack Snyder ter sido contratado em agosto de 2010.[28] O elenco começou a ser escalado em novembro.[29]

O filme entrou em pré-produção em primeiro de agosto de 2011,[30] em Chicago. A filmagem estava prevista para durar de dois a três meses.[31] A produção preliminar teve lugar em Plano, de 22 a 29 de agosto.[30] [32] As filmagens tiveram lugar mais tarde, no Chicago Loop, de 7 a 17 de setembro. [30] Vancouver Film Studios e Chicago foram outros locais de gravação.[33] O orçamento do filme foi aumentado para 225 milhões de dólares.[34]

Bilheteria[editar | editar código-fonte]

Nos Estados Unidos, Man of Steel conquistou a maior estreia do mês de junho na história do cinema, arrecadando mais de US$ 125 milhões, superando os US$ 110,3 milhões de Toy Story 3 em 2010. No Brasil, o filme acumulou R$ 12,5 milhões e 822 mil espectadores na pré-estreia e na primeira semana de exibição, liderando o ranking nacional. Em Portugal, a bilheteria também ficou no primeiro lugar, com mais de treze milhões de euros na primeira semana. Em termos de bilheteria mundial, superou a marca de 500 milhões de dólares na sua terceira semana de exibição,[35] ficando atrás apenas de Homem de Ferro 3 como filme mais rentável de 2013.[36] [37] [38] [39]

Críticas[editar | editar código-fonte]

As críticas ficaram divididas e o filme fechou com 56% no Rotten Tomatoes.[40] No Brasil as críticas também foram dividias. O site Melhores do Mundo também fez uma crítica negativa do filme.[41] Menos entusiasmadas também foram as críticas do Cinema em Cena,[42] Cinelogin[43] e Brainstorm9.[44] Já o site Omelete escreveu uma crítica positiva e destacou o novo conceito, diferente do criado por Richard Donner em 1978, os atores, a trilha sonora e os efeitos visuais. Comentou a tentativa de adaptar Superman ao contexto do cinema moderno e enfatizou as diferenças em relação aos filmes e seriados produzidos nas últimas três décadas. De fato, os produtores se esmeraram em apresentar uma nova visão de um semideus que anda entre os humanos, aceitando o desafio de ultrapassar a era Christopher Reeve. [45]

Sequência[editar | editar código-fonte]

Em 10 de junho de 2013, foi anunciado que o diretor Zack Snyder e o roteirista David S. Goyer voltariam para a sequência de O Homem de Aço, que está sendo rapidamente planejada pela Warner Bros. No dia 20 de julho, foi confirmado pela Warner Bros., na Comic-Con 2013, que O Homem de Aço 2 terá a presença de Batman,que será interpretado por Ben Affleck, e também será lançado em 2015 e as filmagens estão marcadas para início em 2014. Zack Snyder voltará como diretor, David S. Goyer como roteirista e Christopher Nolan retorna, mas agora como produtor executivo.[46]

Referências

  1. a b Man of Steel (2013). Box Office Mojo. Página visitada em 05 de janeiro de 2014.
  2. Henry Cavill to Play Superman!!. Superhero Hype! (30 de janeiro de 2011). Página visitada em 6 de dezembro de 2013.
  3. Saunders, Emma (1 de fevereiro de 2011). Film invasion of the Super-Brits. BBC. Página visitada em 6 de dezembro de 2013.
  4. Paatsch, Leigh (26 de junho de 2013). Super surprising: the actors you didn't know donned the spandex to play Superman. news.com.au. Página visitada em 6 de dezembro de 2013.
  5. Singh, Anita (30 de janeiro de 2011). Another British superhero: Henry Cavill to play Superman. The Telegraph. Página visitada em 6 de dezembro de 2013.
  6. Goldberg, Matt (11 de abril de 2012). Zack Snyder Making MAN OF STEEL “Edgy” Like THE DARK KNIGHT. Collider. Página visitada em 6 de dezembro de 2013.
  7. Meriah, Doty (8 de maio de 2013). Superman's Weakness: Henry Cavill Reveals the New Kryptonite in 'Man of Steel'. Yahoo! Movies. Página visitada em 6 de dezembro de 2013.
  8. Henry Cavill talks Man Of Steel and James Bond. Total Film (3 de agosto de 2011). Página visitada em 6 de dezembro de 2013.
  9. Roop, Jason (31 de janeiro de 2012). Richmond Fifth-Grader Lands Superman Movie Role. Style Weekly. Página visitada em 6 de dezembro de 2013.
  10. Two Actors Who Were Considered For "Jor-El" In Man Of Steel Revealed!. Comicbookmovie.com (2011-06-16). Página visitada em 2011-08-04.
  11. Connie Nielsen & Harry Lennix Rumored For Man of Steel. Screen Rant (2011-06-15). Página visitada em 2011-08-04.
  12. Kevin Costner Joins Zack Snyder's Superman Reboot. Pastemagazine.com (2011-03-18). Página visitada em 2011-08-04.
  13. a b Goldberg, Matt (2011-08-04). First Official Image of Henry Cavill as Superman in Zack Snyder's Man of Steel. Collider.com. Página visitada em 2011-08-04.
  14. Kit, Borys. "Dollhouse Actor Joins Man of Steel", The Hollywood Reporter, 2011-07-08. Página visitada em 2011-07-26.
  15. Greco, Patti. "Chris Meloni Is Playing a General in Superman, Not Lex Luthor", New York Magazine]], 2011-06-25. Página visitada em 2011-07-28.
  16. Wigler, Josh. "Mark Millar On His Superman Movie Trilogy: "Nothing Is Happening"", MTV News, 2009-03-26. Página visitada em 2010-12-02.
  17. Vineyard, Jennifer. "How To Reboot The Superman Movie Franchise-Comic Writers Chime In", MTV, 2008-08-11. Página visitada em 2008-08-22.
  18. Anderson, Martin. "The Den Of Geek interview: Mark Millar", DenofGeek.com, 2008-07-20. Página visitada em 2008-08-22.
  19. Wigler, Josh. "Matthew Vaughn Says Superman Movie Discussions Were "Very Brief"", MTV News, 2010-03-26. Página visitada em 2010-12-02.
  20. Goodswen, Dan. "Exclusive: Mark Millar Talks Superman", Empire Online, 2008-10-29. Página visitada em 2008-10-30.
  21. a b "Christopher Nolan on Batman and Superman", Superhero Hype!, 2010-06-04. Página visitada em 2010-12-02.
  22. Finke, Nikki. "It's A Bird! It's A Plane! It's Chris Nolan! He'll Mentor Superman 3.0 And Prep 3rd Batman", Deadline.com, 2010-02-09. Página visitada em 2010-12-03.
  23. Schuker, Lauren A. E.. "Warner Bets on Fewer, Bigger Movies", The Wall Street Journal, 2008-08-22. Página visitada em 2008-10-22.
  24. Boucher, Geoff. "Christopher Nolan takes flight with Superman: "We have a fantastic story"", Los Angeles Times, Tribune Company, 2010-03-10. Página visitada em 2010-07-05.
  25. Fleming, Michael. "Toronto Q&A: Guillermo Del Toro About Producing Julia's Eyes And Biutiful", Deadline.com, 13-09-2010. Página visitada em 03-12-2010.
  26. Wigler, Josh. "Robert Zemeckis On Superman Reboot: "I Passed On That Faster Than A Speeding Bullet"", MTV News, 01-11-2010. Página visitada em 03-12-2010.
  27. Fleming, Michael. "Chris Nolan Looking for Superman Directors", Deadline.com, 23-09-2010. Página visitada em 02-12-2010.
  28. Fleming, Michael. "SCOOP: Zack Snyder Directing Superman", Deadline.com, 04-10-2010. Página visitada em 04-10-2010.
  29. Snider, Mike. "Q&A: Screenwriter David Goyer on Call of Duty: Black Ops", USA Today, 26-11-2010. Página visitada em 02-12-2010.
  30. a b c Merrion, Paul (2011-07-28). Superman flying into Chicago in August for filming. Crain's Chicago Business. Página visitada em 2011-07-29.
  31. Chigago Business. Acessado em 20 de julho de 2013
  32. Guzzardi, Will (2011-03-28). Superman: Man Of Steel Filming In Chicago, According To Industry Sources. Huffington Post. Página visitada em 2011-03-29.
  33. Lederman, Marsha. "Next Superman film to be shot in Vancouver", The Globe and Mail, 2010-12-17. Página visitada em 2010-12-17.
  34. Título não preenchido, favor adicionar.
  35. Monstros continuam no topo e O Homem de Aço alcança os 500 milhões. Cinelogin, página acessada em 01 de julho de 2013.
  36. Bilheteria nos Estados Unidos. EXAME, página acessada em 21 de julho de 2013.
  37. Bilheteria no Brasil. UOL, página acessada em 20 de julho de 2013.
  38. Bilheteria Mundial. Veja, página acessada em 20 de julho de 2013.
  39. Bilheteria em Portugal. RTP, página acessada em 20 de julho de 2013.
  40. Man of Steel (2013). Rotten Tomatoes, página acessada em 18 de setembro de 2013.
  41. Man of Steel, por BugmanMelhores do Mundo, página acessada em 20 de julho de 2013.
  42. O Homem de Aço. Cinema em Cena, página acessada em 25 de julho de 2013.
  43. O Homem de Aço | Crítica. Cinelogin, página acessada em 02 de julho de 2013.
  44. Man of Steel: O Homem da Matrix. Brainstorm9, página acessada em 05 de julho de 2013.
  45. Crítica do filme. Omelete, página acessada em 20 de julho de 2013.
  46. Sequência. Omelete, página acessada em 21 de julho de 2013.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]