Batoré

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
NoFonti.svg
Esta biografia de uma pessoa viva cita fontes confiáveis e independentes, mas elas não cobrem todo o texto. Ajude a melhorar esta biografia providenciando mais fontes confiáveis e independentes. Material controverso sobre pessoas vivas sem apoio de fontes confiáveis e verificáveis deve ser imediatamente removido, especialmente se for de natureza difamatória.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Batoré
Ivanildo Gomes Nogueira
Batoré
Vereador de Mauá Bandeira Maua SaoPaulo Brasil.svg
Período 2009-2012
Vida
Nascimento 17 de abril de 1960 (55 anos)
Serra Talhada, PE

Ivanildo Gomes Nogueira mais conhecido como Batoré[1] (Serra Talhada, 17 de abril de 1960)[2] é um humorista brasileiro e atualmente vereador do município de Mauá, localizado na região metropolitana de São Paulo e também apresentava um programa na Rede Brasil de Televisão até ser contratado pela Rede Globo para a novela "Velho Chico"[3] . "Batoré" significa homem pequeno, baixo e gordo e que se diverte com isso, como no termo russo "poshlost", muito utilizado pelo famoso escritor-comediante russo Gógol. "Poshlost" é tida como uma expressão que só existe na língua russa, contudo, pode (e deve) ser traduzido para o português-brasileiro com base no antológico personagem criado pelo vereador Ivanildo, ou seja, batoré.

Biografia[editar | editar código-fonte]

O artista Ivanildo Gomes Nogueira, nascido em Serra Talhada - Pernambuco, tornou-se conhecido ao participar do programa A Praça É Nossa, do SBT, na década de 1990 com o Personagem Batoré. Junto com seu visual marcante, o personagem é lembrado até hoje por um de seus bordões mais conhecidos: "Ah, pára ô!". E por citar em suas piadas inúmeras vezes a cidade de Mauá, na região do ABC Paulista, onde vive. Além de contar piadas, Batoré usa o humor escrachado, em que ele zomba da sua própria feiúra e pobreza. A sua frase mais popular: "Você pensa que é bonito ser feio?", sendo também conhecido o seu bordão "Você é forgaaado!"

Em 2008, o humorista esteve no ar pela TV Jornal de Limeira - interior de São Paulo, com o programa "100 Protocolos". Devido a baixa audiência local, o programa foi cancelado. O humorista Também está com um programa em uma rádio Local no município de Mauá, onde mora e é vereador atualmente. O programa esta no horário das 7:00 às 9:00 da manhã e chama-se "Batoré no pé D'ouvido" podendo ser ouvido via internet. No dia 5 de outubro de 2008 o humorista foi eleito vereador da cidade de Mauá pela coligação PR/PP com 4.779 votos (2,16% do total de votos válidos) sendo o terceiro vereador mais votado.

Foi reeleito em 2012 para mais um mandato. No inicio de 2014, foi afastado do cargo de vereador, por determinação da Justiça, enquanto ele responde por suposta improbidade administrativa.[4] Uma curiosidade pouco conhecida foi a curta carreira de jogador de futebol semiprofissional de Batoré, tendo jogado na posição de Lateral-direito e atuado nos seguintes Clubes como jogador: E.C. Santo André, São Paulo-SP (Categorias de base),[1] Saad-SP, Paulista-SP, Ituano-SP.

Referências

  1. a b Batoré jogou no São Paulo e diz como entrada violenta o fez virar humorista Uol. Visitado em 28 de Outubro de 2015.
  2. BATORÉ Eleições Uol. Visitado em 28 de Outubro de 2015.
  3. Ex-SBT, humorista Batoré fará Velho Chico: Vão me confundir com Santoro - Últimas Notícias - UOL TV e Famosos (em pt-BR) UOL TV e Famosos. Visitado em 2016-02-02.
  4. Afastamento de Batoré atrapalha plano do G-11 de ganhar presidência Diário do Grande ABC. Visitado em 28 de Outubro de 2015.
Ícone de esboço Este artigo sobre humoristas é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.


Ícone de esboço Este artigo sobre um político brasileiro é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.