Batoré

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Broom icon.svg
As referências deste artigo necessitam de formatação (desde junho de 2016). Por favor, utilize fontes apropriadas contendo referência ao título, autor, data e fonte de publicação do trabalho para que o artigo permaneça verificável no futuro.
NoFonti.svg
Esta biografia de uma pessoa viva cita fontes confiáveis e independentes, mas elas não cobrem todo o texto. Ajude a melhorar esta biografia providenciando mais fontes confiáveis e independentes. Material controverso sobre pessoas vivas sem apoio de fontes confiáveis e verificáveis deve ser imediatamente removido, especialmente se for de natureza difamatória.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Batoré
Ivanildo Gomes Nogueira
Batoré
Vereador de Mauá Bandeira Maua SaoPaulo Brasil.svg
Período 2009-2012
Vida
Nascimento 17 de abril de 1960 (56 anos)
Serra Talhada,  Pernambuco,  Brasil
Dados pessoais
Partido PP (2008-2012), PRB (2012-2014)
Profissão ator, humorista, apresentador
Batoré
Nascimento 17 de abril de 1960 (56 anos)
Nacionalidade  brasileiro
Ocupação ator, humorista, apresentador
Atividade 1980-atualmente

Ivanildo Gomes Nogueira, mais conhecido como Batoré[1] (Serra Talhada, 17 de abril de 1960)[2], é um político, ator e humorista brasileiro. Foi vereador do município de Mauá, localizado na região metropolitana de São Paulo.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Juventude[editar | editar código-fonte]

Ivanildo Gomes Nogueira nasceu em Serra Talhada, no Pernambuco, e se mudou para São Paulo com os pais e os irmãos ainda criança[3].

Foi criado no estado de São Paulo, e na juventude tentou ser jogador de futebol, atuando nas categorias de base como lateral-direito nos seguintes clubes: EC Santo André, São Paulo FC,[1] Saad, Paulista de Jundiaí e Ituano.

A Praça é Nossa[editar | editar código-fonte]

Em 1981, jogando por duas equipes, profissionalmente no Ituano e de forma amadora pelo GM de Santo André, Ivanildo teve o tornozelo fraturado por um companheiro de equipe durante um treinamento. Afastado do futebol, criou uma esquete que daria origem a seu personagem[4].

Suas primeiras aparições na TV foram no programa "Show de Calouros", do apresentador Silvio Santos no SBT, na década de 1980, mas ele só se tornou conhecido ao integrar o elenco do programa A Praça É Nossa[5], também do SBT, na década de 1990 com o Personagem Batoré.

Junto com seu visual marcante, o personagem é lembrado até hoje por um de seus bordões mais conhecidos: "Ah, pára ô!", "Você pensa que é bonito ser feio?" e "Você é forgaaado!". E por citar em suas piadas, inúmeras vezes, a cidade de Mauá, na região do ABC Paulista, onde vive. Além de contar piadas, Batoré usa o humor escrachado, e zomba da sua própria feiúra e pobreza.

Após 18 anos de SBT, foi demitido[6] numa crise da emissora, como forma de contenção de gastos[7].

Política[editar | editar código-fonte]

Depois do SBT, o humorista esteve no ar pela TV Jornal de Limeira, interior de São Paulo, com o programa "100 Protocolos". Devido à distancia do local do programa e a cidade de Mauá, por um acordo bi lateral, o programa foi cancelado. O humorista também teve num programa de grande sucesso numa rádio de sua cidade, Mauá, chamado "Batoré no pé d'ouvido".

No dia 5 de outubro de 2008, o humorista foi eleito vereador da cidade de Mauá pela coligação PR/PP com 4.778 votos (2,16% do total de votos válidos) sendo o terceiro vereador mais votado. Foi reeleito em 2012 para mais um mandato ainda no PP e logo depois mudou de partido, mudando para o PRB. Com esta manobra, a justiça eleitoral considerou "infidelidade partidária" e o afastou de seu cargo de vereador.[8],

Retorno a TV[editar | editar código-fonte]

Em 2011 apresentou um programa na Rede Brasil de Televisão, também chamado "Batoré 100 Protocolos"[9].

Em 2016 foi contratado pela Rede Globo para a novela "Velho Chico"[10], onde fez o papel de um delegado na primeira fase da novela[11].

Trabalhos[editar | editar código-fonte]

Televisão[editar | editar código-fonte]

Ano Título Personagem Emissora
1990-2008 A Praça é Nossa Batoré SBT
2008 100 Protocolos Batoré TV Jornal
2011 Batoré 100 Protocolos Batoré RBTV
2016 Velho Chico Delegado Acelino Rede Globo

Referências

Ícone de esboço Este artigo sobre humoristas é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.


Ícone de esboço Este artigo sobre um político brasileiro é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.