Batrachochytrium dendrobatidis

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Como ler uma infocaixa de taxonomiaBatrachochytrium dendrobatidis
Batrachochytrium dendrobatidis.jpg
Classificação científica
Reino: Fungi
Divisão: Chytridiomycota
Classe: Chytridiomycetes
Ordem: Rhizophydiales[1]
Família: Chytridiaceae
Género: Batrachochytrium
Espécie: B. dendrobatidis
Nome binomial
Batrachochytrium dendrobatidis
Longcore, Pessier & D.K. Nichols, 1999

Batrachochytrium dendrobatidis é um fungo da divisão Chytridiomycota que ameaça a população mundial de anfíbios, causando-lhes uma enfermidade denominada quitridiomicose. Trata-se de um fungo dulçaquícola que ataca a pele dos anfíbios, a qual é imprescindível para a sua homeostase hídrica e gasosa, e também para a sua defesa imunológica. Embora estudos recentes apontam que a real causa da morte dos anfíbios contaminados é parada cardíaca.

Dado que a pandemia de quitridiomicose ocorre desde a década de 1980, tem se discutido o possível papel humano na difusão do fungo. Hoje se assume que a espécie Xenopus laevis, uma rã utilizada para efectuar testes e técnicas várias (obstetrícia e investigação), pode actuar como vector propagador do fungo por todo o mundo. O facto de poder actuar como vector resulta do facto de ser imune a esta infecção fungica.

Existem autores que opinam que o fungo sempre tem estado em contacto com as populações de anfíbios e que só agora que estas estão mais susceptíveis do ponto de vista imunológico por efeito do impacto humano nos ecossistemas, fazendo com que a infecção do fungo se torne mais patente.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências[editar | editar código-fonte]

  • Berger L, Speare R. Chytridiomycosis: a new disease of wild and captive amphibians. ANZCCART Newsletter 1998;11(4):1-3.
  • Blaustein AR, Dobson A. A message from the frogs. Nature 2006;439:143-144.
  • Pounds AJ, Bustamante MR, Coloma LA, Consuegra JA, Fogden MPL, Foster PN, la Marca E, Masters KL, Merino-Viteri A, Puschendorf R, Ron SR, Sanchez-Azofeifa GA, Still CJ, Young BE. Widespread amphibian extinctions from epidemic disease driven by global warming. Nature 2006:439:161-167.
  • Stuart SN, Chanson JS, Cox NA, Youn BE, Rodrigues ASL, Fischman, Waller RW. Status and trends of amphibian declines and extinctions worldwide. Science 2004;306:1783-1786.
Ícone de esboço Este artigo sobre fungos é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.