Battlefield 1942

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Battlefield 1942
Desenvolvedora(s) DICE
Publicadora(s) Electronic Arts
Produtor(es) Lars Gustavsson
Projetista(s) Romain de Genlis
Programador(es) Johan Persson
Artista(s) Stefan Vukanovic
Compositor(es) Joel Eriksson
Motor Refractor 1
Série Battlefield
Plataforma(s) Microsoft Windows
Conversões Mac OS X
Lançamento
  • AN 10 de setembro de 2002
  • EU 20 de setembro de 2002
Gênero(s) Tiro em primeira pessoa
Modos de jogo Um jogador
Multijogador
Battlefield Vietnam

Battlefield 1942 é um jogo de computador de tiro em primeira pessoa desenvolvido pela DICE e distribuído pela Electronic Arts, lançado em 2002, sendo o primeiro jogo da série Battlefield.

No jogo, onde os jogadores lutam em representações das batalhas da Segunda Guerra Mundial, tanto com as forças do Eixo quanto os Aliados. O jogo ficou inicialmente conhecido pelo fato dos jogadores terem acesso a uma enorme variedade de veículos, desde tanques, jipes e aviões até grandes navios e submarinos. Apesar de ser possível jogar com em uma versão single player com "bots", o jogo foi desenvolvido visando a ser jogado no modo multiplayer.

Teve duas expansões: Battlefield 1942: The Road To Rome e Battlefield 1942: The Secret Weapons of WWII. Atualmente, pode-se comprar toda a série em uma edição "Deluxe".

Jogabilidade[editar | editar código-fonte]

A jogabilidade do jogo é baseada no domínio de bandeiras. Em um mapa médio, encontram-se em média 6 bandeiras, que podem ser dominadas por qualquer um dos adversários (exceto as bandeiras da base central). Dominar as bandeiras é importante por dois fatores: o fato de elas serem um spawn para os jogadores mortos e pelos pontos do oponente diminuir caso a sua equipa detenha mais da metade delas.

O jogo apresenta 5 classes de soldados, que poderão ser escolhidos antes do respawn. Cada uma tem uma especialidade:

  • Assault (tropa de assalto): É a infantaria de guerra. As suas armas são um rifle de assalto, uma pistola, uma faca e granadas.
  • Medic (médico): Os médicos são encarregados de recuperar os seus pontos de vida e os dos seus companheiros. As suas armas são uma submetralhadora, uma pistola, uma faca e granadas.
  • Scout (atirador de elite/franco-atirador): Soldados eficazes em matar oponentes que se encontram a longas distâncias, porém ineficientes a curta distância. As suas armas são um rifle de precisão, uma pistola, uma faca e granadas. Possuem também um binóculo, com o qual podem marcar alvos no mapa para a artilharia.
  • Engineer (engenheiro): Os engenheiros são encarregados de consertar os veículos e as construções. As suas armas são um rifle (semelhante ao dos scout, mas sem luneta), uma pistola, uma faca, minas terrestres e dinamite.
  • Anti-Tank (antiblindados): São encarregados de destruir os veículos adversários. As suas armas são um lança-mísseis ("bazooka"), uma pistola, uma faca e granadas.

Para locomoção no mapa, pode-se ir a pé, ou em um dos inúmeros veículos do jogo, tais como tanques de guerra, jipes, barcos, aviões e veículos blindados de transporte (APDs) Vale ressaltar que todos os veículos citados têm variações. Os tanques, por exemplo, têm várias: Panzer IV, Sherman, Tiger, M10, Chi-ha, entre outros.

Multiplayer[editar | editar código-fonte]

Atualmente o jogo possui comunidade ativa com uma redução grande do que o jogo já teve, mas um grande feito para um jogo de 2002. O modo de jogo padrão do Battlefield 1942 é o Conquest onde se deve capturar pontos de controle pelo mapa, podendo ter até 32 jogadores em um servidor.

Recepção[editar | editar código-fonte]

 Recepção
Pontuação geral
Agregador Pontuação
GameRankings 88.67%[1]
Metacritic 89[2]
Resultados das análises
Publicado por Resultado
GameSpot 8.8[3]
GameSpy 4.5 de 5 estrelas.[4]
IGN 9.3[5]

Em 2003, Battlefield 1942 vence 6 categorias no "6th annual Interactive Achievement Awards": "Online Gameplay", "Innovation in PC Gaming", "PC Game of the Year", "Game of the Year".

No dia 15 de Março de 2004 o jogo atingiu a marca de 5 milhões de cópias vendidas.

Legado[editar | editar código-fonte]

Expansões e sequências[editar | editar código-fonte]

Battlefield 1942 recebeu 2 expansões, o The Road To Rome, em 2 de Fevereiro de 2003, e o The Secret Weapons of WWII, em 4 de Setembro de 2003.

Foram lançadas duas continuações: Battlefield Vietnam em 14 de Março de 2004 e Battlefield 2 em 21 de Junho de 2005.

A versão do jogo para Apple Macintosh foi lançada em 22 de Junho de 2004.

Referências

  1. «Review Battlefield 1942 (PC)» (em inglês). GameRankings. Consultado em 4 de junho de 2011 
  2. «Review Battlefield 1942 (PC)» (em inglês). MetaCritic. Consultado em 4 de junho de 2011 
  3. «Review Battlefield 1942 (PC))» (em inglês). GameSpot. Consultado em 4 de junho de 2011 
  4. «Review Battlefield 1942 (PC)» (em inglês). GameSpy. Consultado em 4 de junho de 2011 
  5. «Review Battlefield 1942 (PC)» (em inglês). IGN. Consultado em 4 de junho de 2011 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Battlefield 1942