Bauernfest

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

A Festa do Colono Alemão ou Bauernfest é um festival que ocorre em homenagem aos imigrantes alemães anualmente no mês de junho no município de Petrópolis, região serrana do estado do Rio de Janeiro. A Bauernfest ocorre desde 1989 no centro da cidade e é considerada a maior festa de Petrópolis e região. A festa conta com ranchos folclóricos, bailões, corais, bandas tradicionais - como a Banda Musical Germânica de Blumenau, concurso de chope a metro, comidas típicas como salsicha, chucrute, bebidas, como cerveja, doces como chocolate, etc. Em 2012, participaram 368.000 pessoas que gastaram R$ 55 milhões em 11 dias de festa e foram consumidas 7,5 toneladas de salsichão e 35 mil litros de cerveja.[1]

Origens da Bauernfest[editar | editar código-fonte]

Desde o início do séc. XX, filhos e netos dos primeiros colonos organizavam pequenas quermesses em casas e barracões, no bairro Fazenda Inglesa. Eram iniciativas que pretendiam promover um retorno às origens, com música, dança e os tradicionais pratos da culinária alemã.

Contudo, em 1983, no Clube 29 de Junho - que reúne os descendentes da colônia - surgiu a ideia de transformar a iniciativa em uma festa que pudesse levar a todos o conhecimento da história e tradições dos alemães de Petrópolis. Assim, naquele ano, o primeiro evento foi realizado, por três dias, com o nome de "Festival Germânico". O ponto escolhido para a realização do festival era simbólico: os arredores do Palácio de Cristal, onde está afixado o cruzeiro que demarca a chegada dos pioneiros. O local era um ponto habitual de reunião das famílias alemãs, que ali realizavam jogos, brincadeiras e piqueniques no final de semana, inclusive por reportá-los a uma outra referência afetiva: o nome do local, Praça da Confluência – assim chamada por ser o ponto geográfico de reunião entre os rios Quitandinha e Palatinado – faz alusão à outra famosa praça alemã onde também se encontram dois importantes rios, o Rhein e o Mosel: a Praça Koblenz (em português, "Confluência").

A partir de 1990, o Clube 29 de junho e demais organizadores estabeleceram uma parceria com a Prefeitura de Petrópolis, através da Fundação de Cultura e Turismo (atual Instituto Municipal de Cultura e Esportes). O incremento e profissionalização do evento levaram ao seu crescimento exponencial. Desta forma, o antigo Festival Germânico alcançou o formato da atual Bauernfest: um evento de grande importância para o calendário turístico e cultural do estado e do país; com identidade definida; que a cada ano inclui inovações que atraem novos visitantes, bem como seu público fiel. [2]

A Bauernfest hoje[editar | editar código-fonte]

Palácio de Cristal durante o festival

A Bauernfest – Festa do Colono Alemão de Petrópolis vem superando expectativas todos os anos, atingindo público recorde a cada edição. Considerada o segundo maior evento do Brasil em sua categoria é também o mais importante da Região Sudeste.

Iniciada em 1989, tem o intuito de manter vivas as tradições históricas e culturais deixadas pelos colonizadores germânicos estabelecidos na cidade. O local escolhido para realização das edições da Bauernfest foi os arredores do Palácio de Cristal, onde está um cruzeiro que marca a chegada dos pioneiros. A partir de 1990, em parceria com a Prefeitura Municipal de Petrópolis, o evento foi profissionalizado e tomou maior proporção, alcançando o seu formato atual, sendo de grande importância para o calendário turístico e cultural para a cidade e o estado.

Dentre as inúmeras atrações culturais que ocorrem durante os dias de festa, podemos destacar ainda os Grupos de Danças Folclóricas de Petrópolis que alegram o palco de cada edição da Bauernfest, os corais e bandas que agitam o tradicional baile popular. Além da deliciosa e tradicional culinária alemã, destacamos ainda os belíssimos desfiles que celebram a abertura e encerramento da festa.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. G1: Começa a 24ª edição da Bauernfest em Petrópolis, Região Serrana do Rio - acessado em 05 de julho de 2013.
  2. «CONHEÇA A BAUERNFEST E AS ORIGENS DA FEST». Bauernfest 2017. Site Oficial da Bauernfest Petrópolis. Consultado em 14 de junho de 2017 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre o Brasil é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.