Bayer

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde janeiro de 2016). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Disambig grey.svg Nota: Para outros significados de Bayer, veja Bayer (desambiguação).
Bayer
Bayer AG
Slogan Se é Bayer, é bom.
Tipo Pública (AG)
Cotação FWB: BAYN
Indústria Farmacêutica
Fundação 1 de agosto de 1863, em
Wuppertal,  Alemanha
Fundador(es) Friedrich Bayer
Johann Friedrich Weskott
Sede Leverkusen,  Alemanha
Áreas servidas Mundo
Pessoas-chave Marjin Dekkers (CEO)
Empregados 113.200 (2013)
Produtos Medicamentos, produtos para agricultura.
Sítio oficial www.bayer.com.br

Bayer AG (AFI[ˈbaɪə]; FWB: BAY é uma empresa com uma história de mais de 150 anos e competências centrais nas áreas de saúde e agricultura. A companhia desenvolve novas moléculas para a utilização em produtos inovadores e soluções para melhorar a saúde das pessoas, animais e plantas. Dessa forma, as atividades de pesquisa e desenvolvimento são baseadas na profunda compreensão dos processos bioquímicos que ocorrem nos organismos vivos.

O objetivo da empresa é atingir e manter posições de liderança nos mercados em que atua, gerando assim valores para clientes, públicos de interesse e colaboradores. Com essa finalidade, tem estratégia projetada para ajudar a resolver alguns dos desafios mais urgentes enfrentados pela humanidade. Tudo isso faz parte da missão: Bayer: Science For A Better Life (Ciência para Uma Vida Melhor).

Após a separação econômica e jurídica da Material Science, atualmente Covestro, a Bayer planejou o seu desenvolvimento como empresa Ciências da Vida. Nesse sentido, a estrutura corporativa foi reorganizada. Desde 1º de janeiro de 2016, os negócios centrais da Bayer são administrados por três divisões: Pharmaceuticals, Consumer Health e Crop Science. A Saúde Animal constitui uma unidade de negócio separada.

Os negócios da Bayer em Ciência da Vida detêm posições de liderança nos mercados em crescimento impulsionados pela inovação. Em conjunto, eles formam um portfólio sólido, atraente e equilibrado que resiste às flutuações na demanda e aos potenciais riscos.

O Grupo Bayer abrange aproximadamente 302 empresas constituídas em 75 países no mundo todo. A matriz global fica em Leverkusen, Alemanha. Em 30 de setembro de 2015, o Grupo Bayer tinha 102.168 funcionários no mundo todo.

História[editar | editar código-fonte]

Tudo começa com uma amizade entre dois homens, muita curiosidade natural e dois fogões de cozinha. O empresário Friedrich Bayer e o tintureiro Johann Friedrich Weskott utilizam estes para realizar experimentos e eventualmente, descobrir como fazer o corante fucsina. Em 1º de agosto de 1863, eles encontraram a empresa "Friedr. Bayer et. comp." em Wuppertal-Barmen, uma empresa startup do século 19 com enorme potencial.

A empresa desfruta de um rápido crescimento. A base financeira para expansão é estabelecida em 1881 quando a Bayer é transformada em uma sociedade por ações. Entre 1881 e 1914, a Bayer se desenvolve em uma empresa química com operações internacionais. Apesar dos corantes permanecerem a maior divisão da empresa, novos campos de negócios estão sendo adicionados. O estabelecimento de um importante centro de pesquisa por Carl Duisberg é de importância primordial para o desenvolvimento contínuo da empresa.

O desenvolvimento da Bayer é interrompido pela I Guerra Mundial. A empresa está em grande parte cortada pelos seus principais mercados de exportação, e vendas de corantes e produtos farmacêuticos caíram.

A fim de recuperar o acesso aos mercados de exportação fundamentais, a Bayer, BASF e Agfa e outras empresas da indústria de corantes alemã se juntaram em uma grande comunidade de interesses em 1915/16: a I.G. Farbenindustrie AG. Em novembro de 1945, as Forças Aliadas confiscaram a I.G. e colocaram todas as suas unidades sob o controle dos oficiais aliados. A empresa precisa ser dissolvida e seus ativos disponibilizados para reparos de guerra.

A reconstrução da Bayer está intimamente ligada com a Wirtschaftswunder, ou “milagre econômico,” na República Federal da Alemanha. Como resultado da II Guerra Mundial, a Bayer pela segunda vez perde seus ativos estrangeiros, incluindo suas patentes valiosas. A Bayer começa a reestabelecer suas atividades de vendas no exterior em 1946, ainda sob o controle dos Aliados.

A crise do óleo de 1973/74 termina o “milagre econômico”, uma vez por todas. Quando Herbert Grünewald sucede Kurt Hansen como Presidente do Conselho de Administração em 1974, a economia global está em uma severa recessão. Dentro de poucos meses, os preços para matérias-primas químicas cresce e a empresa volta a se reestruturar de forma sólida.

A Bayer, assim como outras empresas, é testada pelos desafios apresentados pela globalização e mudança estrutural da década de 1990. Na onda das mudanças políticas radicais que ocorrem na Alemanha e Europa Oriental após 1989, a empresa aumenta o seu foco nestes mercados promissores.

No século 21, três novos subgrupos – Bayer HealthCare, Bayer CropScience e Bayer MaterialScience – são fundados. A Bayer se separa da Lanxess AG e adquire a Schering AG. Em 2013, a Bayer comemora o 150º aniversário da sua fundação em todo o mundo. A empresa envia um dirigível e uma exposição comemorativa ao redor do mundo. Em 2015, a empresa anuncia a separação econômica e jurídica da Material Science, atualmente Covestro, e foco suas operações nos negócios de Ciências da Vida.

No Brasil, sua trajetória começou há 118 anos, em 1896, quando dois consultores técnicos da Bayer desembarcaram no Rio de Janeiro com a missão de levantar as possibilidades comerciais da jovem República. Nesse mesmo ano foi fundada a primeira representante dos produtos Bayer no Brasil, a Walty Lindt & Cia.

Com 4.500 colaboradores em todo o País, a empresa é a quarta maior operação do Grupo Bayer no mundo e tem duas importantes fábricas localizadas em São Paulo (SP), cidade onde também está sua sede brasileira, e Belford Roxo (RJ).

A empresa registrou vendas de R$ 8,3 bilhões em 2014, considerando todas as divisões de negócios.

Divisões e Produtos[editar | editar código-fonte]

Flag of Brazil.svgGnome-globe.svg
Esta página ou seção está redigida sob uma perspectiva principalmente brasileira e pode não representar uma visão mundial do assunto.
Por favor aperfeiçoe este artigo ou discuta este caso na página de discussão.

As operações comerciais são responsabilidade das divisões:

Pharmaceuticals

Concentra-se nos medicamentos comercializados com receita médica, especialmente os referentes à cardiologia e aos cuidados com a saúde da mulher, e nas áreas de oncologia, hematologia e oftalmologia. A divisão também inclui a unidade de negócios de Radiologia, que comercializa equipamentos de imagem e diagnóstico, juntamente com os agentes de contraste.

Consumer Health

Comercializa principalmente medicamentos isentos de prescrição médica, nas categorias de antialérgicos, analgésicos, medicamentos contra a tosse e resfriados, dermatológicos, cuidados com os pés, gastrointestinais, nutricionais e proteção solar. Estes produtos incluem marcas mundialmente conhecidas como incluindo Aspirina®, Azelan®, Bepantol® Baby, Bepantol® Derma, Bepantol® Mamy, Canesten®, Claritin®, Coppertone®, Dr. Scholl’s®, Flanax®, Gino-Canesten®, Redoxon®, Redoxitos® e Supradyn®.

Crop Science

Conta com os negócios de sementes, proteção de cultivos e defensivos não agrícolas. Está organizada em duas unidades operacionais: Sementes e Proteção de Cultivos e Saúde Ambiental. Proteção de Cultivos e Sementes comercializa um amplo portfólio de sementes de alta qualidade, assim como defensivos agrícolas inovadores, e soluções de controle biológico de pragas, oferecendo ao mesmo tempo extensos serviços ao cliente para uma agricultura moderna e sustentável. A Saúde Ambiental se concentra nas aplicações não agrícolas, por meio de um amplo portfólio de produtos e serviços de controle de pragas para áreas que vão desde o setor doméstico até o setor florestal.

Os produtos para animais de criação e de estimação são administrados na unidade de negócios da Saúde Animal, que se reporta ao membro do Conselho responsável pela divisão de Crop Science.

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Bayer
Ícone de esboço Este artigo sobre uma empresa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.