Beatriz de Vienne

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Beatriz
Condessa consorte de Saboia
Reinado 11754 de março de 1189
Antecessor(a) Clemência de Zähringen
Sucessor(a) Margarida de Genebra
 
Cônjuge Humberto III de Saboia
Casa Mâcon (por nascimento)
Saboia (por casamento)
Nascimento 1160
Morte antes de 8 de abril de 1230 (70 anos)
Pai Geraldo I, Conde de Mâcon e Vienne
Mãe Maureta de Salins


Beatriz de Vienne, também conhecida como Beatriz de Viennois (em francês: Béatrice ou em francês: Beatrix; 1160 — antes de 8 de abril de 1230)[1] [2] foi uma condessa consorte de Saboia como a quarta e última esposa de Humberto III de Saboia.

Família[editar | editar código-fonte]

Beatriz era a primeira filha, e sexta criança de Geraldo I, conde de Mâcon e de Vienne e de Maureta de Salins, também chamada de Guyonne.[3] Seus avós paternos eram Guilherme III, conde de Mâcon e Ponce, senhora de Traves. Já seus avós maternos eram Gaucher IV, senhor de Salins e esposa de nome desconhecido.

Seus irmãos incluíam: Guilherme IV de Vienne, que sucedeu como conde de Mâcon em 1184, e conde titular de Vienne; Gaucher de Vienne, senhor de Salins; Estêvão de Vienne, arcebispo de Besançon; Reinaldo de Vienne; Alexandrina de Vienne, segunda esposa de Ulrico V, senhor de Bâgé e Bresse, com quem teve três filhos, e por último, Ida de Vienne, esposa de Humberto II, senhor de Coligny, com quem teve oito filhos, e depois esposa de Simão II, Duque de Lorena.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Após a morte de sua terceira esposa, Clemência de Zähringen, o conde Humberto estava inconsolável, e recusava a casar-se novamente. Porém, a necessidade de um herdeiro o levou a ser persuadido por seus conselheiros. Assim, os dois se casaram em 1175. Humberto era filho de Amadeu III de Saboia e Mafalda de Albon.

Com ele teve um filho:


Precedido por
Clemência de Zähringen
Condessa consorte de Saboia
Coat of arms of the House of Savoy (early).svg

11754 de março de 1189
Sucedido por
Margarida de Genebra

Referências