Beberibe (Recife)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Beberibe
  Bairro do Brasil  
Localização do bairro Beberibe na cidade do Recife
Localização do bairro Beberibe na cidade do Recife
Localização
Unidade federativa Pernambuco
Município Recife
Fonte: Não disponível

Beberibe é um bairro do Recife, Pernambuco, integrante da segunda região político-administrativa da cidade. Até 11 de setembro de 1928, Beberibe era um distrito do município de Olinda. Pela Lei Estadual nº. 1931 assinada pelo então presidente do estado Estácio de Albuquerque Coimbra, o distrito foi transferido ao município do Recife[1].

História[editar | editar código-fonte]

Nas terras que hoje compõem o bairro existiu, no século XVII, um engenho de açúcar de propriedade de Diogo Gonçalves, auditor da Capitania de Pernambuco, que lhe foi doado como presente de casamento. Essa propriedade era banhada pelo Rio Beberibe, que lhe deu o nome.

Em 1636 a propriedade passou para Antônio de Sá, sendo, depois, confiscada pelos holandeses, depois restituída a seus herdeiros, que começaram a fabricação de carvão vegetal. O local passou a ser, então, povoado e em 1767 foi concluída a construção de uma igreja sob a invocação de Nossa Senhora da Conceição do Beberibe, sendo aberta, no início do século XIX, uma estrada ligando a comunidade à da Encruzilhada, hoje denominada Avenida Beberibe.

A localidade foi palco de combates:

Foi neste bairro que, em 1889, fundou-se o Clube Carnavalesco Misto Vassourinhas, como também foi composta, em 1909, a canção Vassourinhas por seus moradores Joana Batista e Teodoro Matias, este último um dos fundadores do grupo.[2]

Geografia[editar | editar código-fonte]

Pelo censo de 2000, o bairro, com 47,9 hectares, possuía uma população de 8.629 habitantes, com densidade demográfica de 180 habitantes por hectare e IDH de 0,719.[3]

O bairro de Beberibe tem como vizinhos os bairros de Porto da Madeira, Cajueiro, Fundão e Água Fria, desmembrados do bairro de Beberibe, e ainda os bairros de Dois Unidos e Linha do Tiro.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Referências