Bedanda

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Bedanda (setor))

Bedanda é um sector da região administrativa de Tombali na Guiné-Bissau com 1.142,6 km2[1].

Geografia[editar | editar código-fonte]

Equivalente à peninsula de Cubucaré Península que fica na zona sul da Guiné-Bissau, a cerca de 25 km de Catió. Tem como principais povoações, Cabuxanque, Imberem, Guiledje, Medjo, Cabedu, Cafal, Darsalam, Cadique, Bedanda.[2] E é composta por quatro regulados, Medjo e Imberém (Fula), Cadique e Cabedu (Nalu).[3]

Aspectos Religiosos[editar | editar código-fonte]

Pertence a Diocese de Bafatá e é governada por D. Pedro Zilli, Bispo católico de nacionalidade brasileira.

Habitantes[editar | editar código-fonte]

Bedanda Encossa de seu verdadeiro nome, é predominantemente habitada pela tribo Balanta, uma minoria Fula, uma minoria Mandinga, e outras de menor número.

Educação[editar | editar código-fonte]

Dois sistemas de ensino antes da descolonização em 1974:

  • 1 - Escola Primária Oficial - destinada aos colonos portugueses, seus colaboradores, pessoas assimiladas (como por exemplo Cristãos de Geba,Cristãos de Cacheu, etc), Deslocados - Feiticeiros e outros fugidos "DE IRÃ CANÇARRÉ" de Bissau para outras zona da Guiné-Bissau que não assumiam a sua verdadeira Tribo porque tanto a zona de Geba como de Cacheu são predominantemente habitadas por Mandingas e Fulas, e Manjacos, respectivamente.
  • 2 - Escola da Missão Católica - Pertencente ao PIME/VATICANO (responsabilidade assumida por uma concordata entre a Santa Sé e o Estado Português) - destinada aos indígenas, e outras pessoas.

Referências

  1. http://www.stat-guinebissau.com/publicacao/guinebissau-em-numero2015.pdf
  2. Anginot, E. (1988). Approche de la diversitè des systémes agraires du secteur de Bedanda. Montpellier, CNEARC EITARC EDI IRFED.
  3. Camará, T. (1996). Gestão de Espaço Rural: A experiência de gestão do espaço da Iniciativa de Cantanhez de 1993 a 1995. Bissau, Iniciativa de Cantanhez.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia da Guiné-Bissau é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.