Beirut

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
NoFonti.svg
Este artigo ou se(c)ção cita uma ou mais fontes fiáveis e independentes, mas ela(s) não cobre(m) todo o texto (desde março de 2011).
Por favor, melhore este artigo providenciando mais fontes fiáveis e independentes e inserindo-as em notas de rodapé ou no corpo do texto, conforme o livro de estilo.
Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Beirut
Informação geral
Origem Santa Fe, Novo México
País  Estados Unidos
Gênero(s) Indie folk, klezmer, pop, world music
Período em atividade 2006–presente
Gravadora(s) Ba Da Bing
Página oficial www.beirutband.com
Integrantes Zach Condon, Perri Cloutier, Hari Ziznewski, Jason Poranski, Nick Petree, Kristin Ferebee, Paul Collins, Jon Natchez, Kelly Pratt, Tracy Pratt
Ex-integrantes Jeremy Barnes, Heather Trost
Zach Condon, líder do Beirut, em 2007.

Beirut é o nome da orquestra de Zach Condon, nascido em Santa Fé (Novo México),[1] , em 13 de fevereiro de 1986. O primeiro lançamento oficial com o nome de Beirut contou com a colaboração de Jeremy Barnes (Neutral Milk Hotel, A Hawk and a Hacksaw) e Heather Trost (ex integrante da banda A Hawk and a Hacksaw).

A música do Beirut combina elementos folk do Leste Europeu, onde Zach passou uma temporada, pesquisando as sonoridades que caracterizam a banda. Instrumentos de sopro como a tuba, o bombardino e o acordeão compõem parte da orquestra regida por Condon,[2] que tem o flugelhorn e o ukulele como seus principais instrumentos,[3] O ukulele foi uma alternativa que surgiu numa época em que estava impedido de tocar guitarra por ter machucado o pulso.

Quando mais novo, Zach Condon já havia lançado alguns álbuns. Aos 15 anos, com o nome The Real People, gravou um álbum de lo-fi chamado The Joys of Losing Wight. Zach estudou na escola Santa Fe High School até os 16 anos de idade, quando foi viajar pela Europa, continente no qual teve contato com a música balcânica, incluindo Boban Marković Orchestra e Goran Bregović.

Em 2006, o Beirut lançou, pela Ba Da Bing, dois álbuns inspirados nos Balcãs - Gulag Orkestar e Lon Gisland. Também lançou outras músicas separadas - três delas disponíveis no Pompeii EP, outra num split-CD junto a Calexico, e outra numa coletânea para a revista The Believer. Enquanto morava no Brooklyn, Zach Condon gravou também um vídeo de "Scenic World" na fábrica da Sweet'N Low, e tocou em vários lugares em Nova Iorque e Europa.

O segundo álbum, The Flying Club Cup, vazou na Internet, em 25 de Agosto de 2007, mais de um mês antes do lançamento, em 9 de outubro.

A música Elephant Gun foi tema dos protagonistas da microssérie Capitu, exibida pela Rede Globo em 2008. Com essa recente aparição em rede de televisão aberta, a música conquistou notável lugar (2º) como TopMúsica (as mais procuradas) em vários sites brasileiros de letras de músicas.

Discografia[editar | editar código-fonte]

Álbuns[editar | editar código-fonte]

EP[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Beirut. Entrevista com Zach Condon, por Jessica Suarez.
  2. Beirut confirma apresentações no Brasil em setembro. Folha Online, 29 de julho de 2009.
  3. Gypsy Road, Take Me Home. Beirut's gorgeous Balkan hymns light ukuleles and MP3 blogs aflame, por Michael Crumsho. Village Voice, 30 de maio de 2006.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Flag of the United States.svgGuitarra masc.png Este artigo sobre uma banda ou grupo musical dos Estados Unidos, é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.