Belém do Grão Pará

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Belém do Grão Pará
Autor(es) Dalcídio Jurandir
Idioma Língua portuguesa
País  Brasil
Género Romance
Série Ciclo do Extremo-Norte
Localização espacial Belém
Editora Editora Martins
Lançamento 1960
Cronologia
Três Casas e Um Rio
Passagem dos Inocentes

Belém do Grão Pará é um romance brasileiro de autoria de Dalcídio Jurandir,[1] publicado em 1960.[1]

É o quarto romance do ciclo do extremo-norte. Ambienta-se na cidade de Belém, aproximadamente na década de 20. Narra a história da decadente família Alcântara, que após a queda do senador Lemos tem de abrir mão da vida luxuosa repleta de eventos, beneficiada pela Ciclo da Borracha. Alguns personagens de romances anteriores se fazem presentes no livro. Alfredo, protagonista do romance anterior, chega a Belém para estudar e morar na casa dos Alcântaras.

Mudança de Foco[editar | editar código-fonte]

Em Belém do Grão Pará, nota-se uma certa mudança de foco no universo romanesco de Dalcídio Jurandir. O escritor paraense já não se encontra mais tão atrelado à Geração do Romance de 30. Se nos três primeiros romances Dalcídio se preocupou em denunciar o abandono do povo marajoara relatando a pobreza e a miséria, em Belém do Grão Pará Dalcídio se preocupa em retratar as relações políticas corruptas ocorridas no Ciclo da Borracha, bem como a decadência da cidade de Belém, já bem distante da época áurea da borracha.

Aspectos Literários[editar | editar código-fonte]

Em Belém Do Grão Pará, assim como nos romances anteriores, o narrador é em 3º pessoa, faz uso constante do discurso indireto livre e explora o íntimo e o psicológico de seus personagens. Explora temas universais e inerentes à condição humana fazendo com que seus romances afastem-se de um mero regionalismo e se aproximem de grandes nomes como Graciliano Ramos e Jorge Amado.

Referências

  1. a b Beira do Rio - Jornal da Universidade Federal do Pará. Ano XXVI Nº 106 (Agosto de 2012). http://www.ufpa.br/beiradorio/novo/index.php/2006/44-edicao-37/511-paixao-de-ler-belem-do-grao-para-uma-obra-para-ler-sem-pressa. Consultado em 23 de abril de 2013. Cópia arquivada em 10 de setembro de 2012  Em falta ou vazio |título= (ajuda)