Belle's Magical World

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Belle's Magical World
No Brasil O Mundo Mágico de Bela
Em Portugal O Mundo Mágico da Bela
 Estados Unidos
1998 •  cor •  70 min
Versão estendida: 92 min 
Gênero animação/infantil
Direção Culen Blaine
Dale Kase
Daniel de la Vega
Barbara Dourmashkin
Bob Kline
Burt Medall
Mitch Rochon
Produção Bob Kline
David W. King
Roteiro Alice Brown
Richard Cray
Carter Crocker
Sheree Guitar
Chip Hand
Narração David Ogden Stiers
Elenco Paige O'Hara
Robby Benson
David Ogden Stiers
Jerry Obrach
Eddie Murphy
Música John Williams
Cinematografia Ninky Smedley
Edição Lee Phillips
John Cryer
Idioma inglês
Cronologia
Beauty and the Beast: The Enchanted Christmas
Beauty and the Beast

Belle's Magical World (bra: O Mundo Mágico de Bela; prt: O Mundo Mágico da Bela) é um filme de 1998 lançado diretamente em vídeo, distribuído pela Walt Disney Home Video. O filme consiste em 3 segmentos: A Palavra Perfeita, A Folia de Fifi e A Asa Quebrada. Foi lançada nos EUA em fevereiro de 2003 uma edição especial do filme, incluindo um novo segmento: A Festa de Madame Samovar, dando ao filme 22 minutos extras[1].

História[editar | editar código-fonte]

Bela é uma jovem francesa que morava em uma aldeia no interior, onde ela e seu pai, Maurice, não eram muito bem aceitos pelos demais moradores. Maurice um dia perdeu-se em viagem na floresta, e entrou em um castelo encantado, propriedade de uma Fera horrenda e impiedosa, que o fez seu prisioneiro. A Fera na verdade é um príncipe rude, transformado naquela monstruosidade por uma feiticeira, disfarçada de uma velha mendiga a quem ele negou abrigo em uma noite de neve. Ele precisa aprender a amar e ser amado por alguém. Bela vai à procura de seu pai, quando entra no castelo e descobre o acontecido, decidindo assim trocar de lugar com seu pai. Bela, por sorte, não tem apenas a companhia da Fera: os amáveis e fiéis criados do príncipe foram transformados em objetos encantados. Enquanto ensina lições importantes a Fera e a si mesma, Bela e seus amigos encantadores divertem-se em aventuras e tentativas para alegrar o castelo encantado[2].

Episódios[editar | editar código-fonte]

A Palavra Perfeita[editar | editar código-fonte]

Uma ocasião especial no castelo encantado está prestes a acontecer: a Bela e a Fera jantaram juntos! Os objetos encantados, criados da Fera planejaram um jantar perfeito, e rezavam para que funcionasse, mas com certeza não seria tão perfeito assim. Antes de começar o jantar, Lumière, o candelabro maitre d'castelo, naturalmente aconselha seu amo há comportar-se como um cortês cavalheiro. Acompanhada por Horloge, o relógio e mordomo, Bela vai para a sala de jantar e no caminho conhece Webster, um inteligente dicionário que a acompanha a sala de jantar também. No jantar, Lumière zanga-se com a doce Luminária, porque supõe que esta queira iluminar mais que ele. Já Bela discute seriamente com Fera quando ele é egoísta e abre a janela quando está nevando e seus criados estão com frio. Como nenhum deles pedirá desculpas antes do outro pedir, Webster e seus dois amigos, La Plume, a pena e Papie, uma pilha de papéis falsificam uma carta de desculpas em nome de seu amo, para Bela pedir desculpas. Madame Samovar, o bule de chá e governanta do castelo descobre a falsificação, mas como acha que eles estão bem intecionados não conta a seu amo ou a Bela. Bela pede desculpas a Fera e eles divertem-se, Fera até comporta-se como um cavalheiro, mas eles descobrem a falsificação da carta. Ao descobrir os responsáveis pela falsificação ele os expulsa de seu castelo eternamente. O trio exilado decide ir à cidade, mas acabam sem querer retornando ao castelo. Bela e M.Samovar, que estavam sentindo-se tristes e culpadas, alegram-se em rever os bem intencionados amigos. Fera, ao ver a bondade de Bela e as boas intenções de seus criados, pede perdão a todos. Após isto Webster conclui que a palavra perfeita é perdão. O segmento termina cantando "A Voz do Coração".

A Loucura de Fifi[editar | editar código-fonte]

Fifi é uma das criadas de limpeza transformadas em espanadores, ela também é a namorada de Lumière. Na manhã seguinte, será o 5º aniversário do 1º encontro do casal, e Fifi conta a Bela que tem absoluta certeza que Lumière planejou uma surpresa especial, mas a verdade é que o candelabro tinha esquecido da data.

A Asa Quebrada[editar | editar código-fonte]

Um passarinho quebra sua asa, e Bela começa a cuidar dele. A Fera se encanta com sua melodia e tenta prender o passarinho para que ele possa cantar todos os dias de sua vida.

Lançamento[editar | editar código-fonte]

País Data de Lançamento Título
 Estados Unidos 16 de fevereiro de 1998 Belle's Magical World
 Canadá 16 de fevereiro de 1998 Belle's Magical World
 Brasil 21 de julho de 1999 O Mundo Mágico de Bela
 Japão 17 de setembro de 1999 ベルの魔法の世界
 Alemanha 3 de fevereiro de 2000 Belles zauberhafte Welt
 Islândia 27 de abril de 2000 Galdrastafir Belle World

Referências

  1. Beauty and the Beast: Belle's Magical World (em inglês), consultado em 23 de julho de 2019 
  2. AdoroCinema, O Mundo Mágico de Bela, consultado em 23 de julho de 2019