Benjamin Jafet

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Retrato de Benjamin Jafet.

Benjamin Chedid Jafet (Dhour-Choueir, 13 de janeiro de 1864São Paulo, 24 de fevereiro de 1940) foi um grande empresário do ramo têxtil em São Paulo.[1] Primeiro membro da família Jafet a imigrar para o Brasil no ano de 1887.

História[editar | editar código-fonte]

Foi um dos pioneiros da imigração sírio-libanesa ao Brasil, sendo o primeiro dos seis irmãos a aportar em terras brasileiras, no ano de 1887. Nascido na aldeia de Dhour-Choueir, no Líbano, em 13 de janeiro de 1864, era filho de Chedid Nami Yafit[2] e Utroch Farah Tebecherani. Estudou no colégio inglês para moços, em Suk-al-Gharb, na província do Monte Líbano (então uma região autônoma do vasto Império Turco-Otomano). Atuou como secretário em uma companhia de navegação, em Beirute, e observado a movimentação portuária, decidiu que deveria imigrar para o Brasil, onde, como tantos outros filhos de ilustres famílias europeias e médio-orientais, iria realizar sua ambição de "fazer a América".

Em 1887, aos 23 anos, partiu rumo ao Brasil, abastecendo-se, no entanto, antes, em Marselha, na França, onde adquiriu uma significativa quantidade de produtos, que como sabia, eram demandados pelos brasileiros. Chegou no Rio de Janeiro, e partiu, como mascate, rumo a Minas Gerais, Juiz de Fora, Vale do Paraíba, até chegar a São Paulo, reconhecido centro comercial do Brasil. Após três anos, já possuía capital suficiente para fundar o primeiro estabelecimento comercial de um sírio-libanês, na Rua 25 de Março.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Comissão das Comemorações do 125o. Aniversário da Presença da Família Jafet no Brasil (24 de novembro de 2016). «Lembranças de Família Jafet». Portal do Ipiranga. Consultado em 24 de novembro de 2016 
  2. jafetbrasil (26 de novembro de 2016). «Fatos Históricos 6». Portal do Ipiranga. Consultado em 26 de novembro de 2016 
Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.