Benny Morris

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Benny Morris
Benny Morris
Nascimento 8 de dezembro de 1948 (75 anos)
Ein HaHoresh,  Israel
Nacionalidade  Israel
Alma mater Universidade Hebraica de Jerusalém
Universidade de Cambridge
Ocupação Historiador, escritor
Escola/tradição Novos Historiadores

Benny Morris (em hebraico: בני מוריס; Ein HaHoresh, 8 de dezembro de 1948) é um historiador israelense. É professor de História no Departamento de Estudos do Oriente Médio da Universidade Ben-Gurion do Negev, na cidade de Bersebá, Israel. Ele é um dos principais membros do grupo de historiadores israelenses conhecido como Novos Historiadores.

O trabalho de Morris ganhou elogios e críticas de ambos os lados do espectro político no conflito israelo-palestino. Ele é acusado de ser pró-palestiniano por parte de alguns e pró-israelense por outros. No que se refere a si mesmo como um sionista, escreve ele, "eu embarquei na pesquisa não por compromisso ideológico ou interesse político. Eu simplesmente queria saber o que aconteceu".

Ele afirma que a Solução de Um Estado não é viável devido ao antissemitismo e à profunda divisão cultural entre árabes-palestinos e judeus e defende a instituição de uma Confederação palestino-jordaniana.[1]

Referências

  1. No Common Ground,em inglês, acesso em 11 de outubro de 2013
Ícone de esboço Este artigo sobre história ou um(a) historiador(a) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.