Beno Gutenberg

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Beno Gutenberg
Sismologia
Nacionalidade Alemanha Alemão
Nascimento 4 de junho de 1889
Local Darmstadt
Morte 25 de janeiro de 1960 (70 anos)
Local Pasadena
Atividade
Campo(s) Sismologia
Conhecido(a) por Descontinuidade de Gutenberg,
Co-desenvolver a Escala de Richter.

Beno Gutenberg (Darmstadt, 4 de junho de 1889Pasadena, 25 de janeiro 1960) foi um sismólogo alemão, um dos criadores da Escala Richter.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Beno Gutenberg contribuiu decisivamente para a compreensão da formação da Terra. Iniciou seus estudos em Darmstadt, mudando-se em seguida (1908) para Göttingen, a fim de estudar meteorologia. Ali, ouviu as conferências de Emil Wiechert, que tinha constituído um instituto para o estudo de Geofísica. Em 1911 Wiechert promoveu Gutenberg a sismólogo e este passou a efetuar cálculos que ainda hoje são considerados corretos.

Tornou-se membro da Associação Sismológica Internacional, em Estrasburgo. Durante a Primeira Guerra Mundial serviu como meteorologista do exército alemão, onde foi ferido. Com o fim da guerra, mudou-se para Frankfurt, onde em 1926 tornou-se um de seus principais professores. Ali publica grande número de trabalhos científicos e três livros.

Em 1929 Gutenberg visita o laboratório sismológico de Pasadena, para onde mudou-se no ano seguinte. Tornou-se catedrático de Geofísica no Instituto de Tecnologia da Califórnia (Caltech), sendo integrado em 1936 no laboratório sismológico. Em 1948 tornou-se diretor do laboratório que investigava os terremotos.

Junto a Charles Francis Richter desenvolveu parâmetros de medição da intensidade dos terremotos, na escala que geralmente leva apenas o nome de seu parceiro. Gutenberg ainda descobriu a camada da crosta terrestre, hoje conhecida como astenosfera. A interface entre a astenosfera e a endosfera é também chamada de Descontinuidade de Gutenberg.

Em toda sua carreira Gutenberg escreveu cerca de trezentos artigos e livros. Conquistou diversos prêmios em vários países. Aposentou-se em 1958, morrendo dois anos depois, de uma pneumonia que seguiu uma simples infecção de influenza.

Ícone de esboço Este artigo sobre um(a) engenheiro(a) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.