Bermudo I Forjaz de Trastâmara

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Question book.svg
Este artigo ou secção não cita fontes confiáveis e independentes (desde Junho de 2013). Ajude a inserir referências.
O conteúdo não verificável pode ser removido.—Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Under construction icon-yellow.svg
Este artigo carece de caixa informativa ou a usada não é a mais adequada. Foi sugerido que adicionasse esta.
Searchtool.svg
Esta página ou seção foi marcada para revisão, devido a incoerências e/ou dados de confiabilidade duvidosa (desde fevereiro de 2013). Se tem algum conhecimento sobre o tema, por favor, verifique e melhore a coerência e o rigor deste artigo.


Bermudo I Forjaz de Trastâmara
Cavaleiro medieval português cujas origens se encontram na Casa de Trastâmara.
Casa Casa de Trastâmara
Nome completo
Bermudo I Forjaz de Trastâmara
Nascimento c. 1000
Pai Froila Mendes de Trastâmara
Mãe Grixivera Álvares das Astúrias

Bermudo I Forjaz de Trastâmara [nt 1].(c. 1000 - ?) foi um cavaleiro medieval que viveu no Condado portucalense, foi Conde de Trastâmara, pelo que as cujas origens se encontram na Casa de Trastâmara.

Biografia[editar | editar código-fonte]

D. Bermudo I sucedeu a seu pai nas terras de Trastâmara. Foi pai de Forjaz Vermuis I de Trastâmara, pessoa irá tomara o nome o Couto de Vermoim que foi julgado.

Foi Vermuis I de Trastâmara, quem deu termo à então localidade de Barcelos na Província de Entre Douro e Minho. Casou com D. Aldonça Rodrigues de Leão sua prima filha de D. Rodrigo Romays Conde de Monterrozo irmão de sua avó D. Joana Romay.

Relações familiares[editar | editar código-fonte]

Foi filho de Froila Mendes de Trastâmara (Espanha, c. 830 - Galiza, Espanha) e de Grixivera Álvares das Astúrias, filha do conde das Astúrias, Álvaro das Astúrias. Casou com D. Aldonça Rodrigues de Leão sua prima filha de D. Rodrigo Romays Conde de Monterrozo, de quem teve:

  1. Forjaz Vermuis I de Trastâmara (c. 1040 -?) casado com Sancha Ordonhes.


Referências

Notas

  1. Biografia: NFP ttº PEREIRAS CONDE D.VERMUIS FORJAZ f.° de D. Forjaz, ou D. Freulla Mendes N 2. Sucedeo nas terras de Trastamara de seu Pay; dizem q deste D. Vermuis tomara o nome o Conto de Vermoim q foi Julgado, o qual se deo por termo a Villa de Barcellos na Provincia de Entre Douro e Minho. Cazou Com D. Aldonca Rz sua Pr.ª fª de D. Rodrigo Romays Conde de Monterrozo Irmão de sua avo D. Joanna Romay. Fontes: ARIH-pg. 111