Bernardo IV de Baden-Durlach

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Bernardo IV de Baden-Durlach
Margrave de Baden-Durlach
Reinado 1553-1553
Antecessor(a) Ernesto
Sucessor(a) Carlos II
Reinado 1552-1553
 
Nascimento 1 de março de 1517
Morte 20 de janeiro de 1553 (35 anos)
Sepultado em Pforzheim
Nome completo Bernhard IV.
Casa Zähringen
Pai Ernesto de Baden-Durlach
Mãe Isabel de Brandemburgo-Ansbach-Kulmbach
Brasão

Bernardo IV de Baden-Durlach[1] (em alemão: Bernhard IV. von Baden-Durlach; 1 de março de 1517Pforzheim, 20 de janeiro de 1553), foi um nobre alemão, pertencente à Casa de Zähringen, e que foi Margrave de Baden-Durlach de 26 de setembro de 1552 até à sua morte.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Bernardo era o segundo filho do primeiro casamento do Margrave Ernesto de Baden-Pforzheim com Isabel de Brandemburgo-Ansbach-Kulmbach.

Tal como o seu irmão mais velho, Alberto, a Bernardo era atribuída uma vida dissoluta, sendo descrito como uma criatura selvagem. A sua má reputação fez parar as negociações entre o seu pai e Guilherme, o Rico, Duque de Jülich-Cleves-Berg, irmão de Ana de Cleves, quarta mulher de Henrique VIII, para que Bernardo casasse com outra das irmãs do Duque, Amália de Cleves.

Em 1537, ele opôs-se à proposta do pai para divisão dos territórios entre os filhos, em particular contra os direitos do seu meio-irmão Carlos II, por ser filho do segundo casamento do pai, que era morganático. Após a morte do irmão mais velho, em 1542, o pai perdoou-lhe a oposição inicial, prometendo-lhe que ele viria herdar o Baixo-Baden.

Em 1540 ele adquiriu a cidadania da cidade de Basileia, cidade para a qual tinha dívidas.

A 26 de setembro de 1552 o pai associou-o ao poder, entregando-lhe o governo do Baixo-Baden, com as cidades de Pforzheim e Durlach, território que governou até à sua morte, enquanto o seu meio-irmão Carlos II governou o Alto-Baden.

Contudo, o seu governo durou poucos meses, uma vez que ele morreu inesperadamente a 20 de janeiro de 1553, sendo sepultado na Colegiada de Pforzheim.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]


Bernardo IV de Baden-Durlach
Nascimento: 7 de outubro 1482 Morte: 6 de fevereiro 1553
Precedido por
Ernesto

Margrave de Baden-Durlach

1552-1533
Sucedido por
Carlos II

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. Nestes tempos o território era chamado Baden-Pforzheim, after a sua capital. O nome alterou quando a capital mudou para a cidade de Durlach em 1565

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • Johann Christian Sachs, Einleitung in die Geschichte der Marggravschaft und des marggrävlichen altfürstlichen Hauses Baden, Karlsruhe, 1764–1770, vol. 4, pp. 73–75