Bersebá

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Bersebá
BeershebaEmblem.svg
Brasão de armas de Bersebá
Panorama of Beersheba.jpg
Bersebá
Hebraico בְּאֵר שֶׁבַע
Árabe بئر السبع
Significado Poço do Juramento ou sete poços
Fundada em 1964
Governo Cidade
Também grafada Be'er Sheva (oficialmente)
Distrito Sul
Coordenadas 31° 15′ N 34° 47′ E
População 186,100
Área metropolitana: 531,000 (2007)
Jurisdição 117.500 dunams (117,5 km²)
Prefeito Rubik Danilovich
Website http://www.beer-sheva.muni.il

Bersebá ou Berseba, também conhecida pelas transliterações Beersheva ou Be'er Sheva (em hebraico:בְּאֵר שֶׁבַע; em árabe: بئر السبع, transl. Loudspeaker.svg? Bi'r as-Sabi) é a segunda maior cidade na região sul de Israel, importante centro universitário situado no deserto de Negev. Na sua área municipal encontra-se a cidade arqueológica Tel Berseba que foi declarada como Patrimônio Mundial da UNESCO.

Bersebá era o centro da vida patriarcal. Este nome significa "poço do juramento", e se originou com um pacto entre Abraão e Abimeleque, rei de Gerar. Dois dos poços nessa região são muito antigos, e acredita-se que tiveram alguma ligação com os patriarcas. Possivelmente estes foram os mesmos poços que eles e seus servos cavaram. São de forma circular. O mais largo tem 3,8 metros de diâmetro e aproximadamente 20 metros de profundidade.

Em uma das pedras lavradas que revestem o poço, em 1874, Condor encontrou uma data indicando que se haviam realizado reparos ali no século 12 d.C. A antiga borda de pedra, profundamente gasta pelas cordas usadas para tirar água durante séculos, foi substituída por um parapeito mais novo, e um mecanismo mais moderno foi instalado para fazer subir a água. Contudo, muitas manadas de camelos, de gado e de ovelhas matam a sede ali diariamente em bebedouros de pedra lavrada e cimentada.

A cidade tornou-se um centro nacional de xadrez e lar de muitos campeões de xadrez da antiga União Soviética, sendo a cidade com mais grandes mestres de xadrez em todo o mundo[1] . A cidade sediou o Campeonato Mundial de Xadrez por Equipes em 2005, e este esporte é ensinado nas creches da cidade.[2] Em 2007, o israelita Boris Gelfand empatou em segundo lugar no Campeonato Mundial de Xadrez de 2007[3] vencido por Viswanathan Anand.

Referências

  1. Bekerman, Eitan. "Chess masters set to compete in world blitz championship", 04-09-2006.
  2. World Team Championship in Beer Sheva, Israel. World Chess Federation (2005-11-01). Página visitada em 2010-03-03.[ligação inativa]
  3. Shvidler, Eli. "Israeli grand master Boris Gelfand wins Chess World Cup", 2009-12-15.

Geminações[editar | editar código-fonte]

Bersebá possui as seguintes cidades-gémeas:

Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia de Israel é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.