Bert e Ernie

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Egas e Becas (Bert and Ernie em inglês) são duas personagens da série televisiva americana Sesame Street e nas suas versões internacionais, incluindo Rua Sésamo em Portugal, e Vila Sésamo no Brasil. Eram originalmente controlados por Frank Oz e Jim Henson e actualmente por Eric Jacobson e Steve Whitmire.

Egas é um boneco laranja que veste uma camisola com riscas horizontais azuis, brancas e vermelhas, enquanto Becas é um boneco amarelo vestindo uma camisola com riscas verticais verdes, azuis e laranjas. Este é mais magro e mais alto que o seu amigo Egas, a sua cabeça destacava-se por ser mais comprida do que o normal.

Em 2011, ocorreu uma petição para que os dois personagens se casassem na série, mas os produtores americanos negaram a possibilidade.[1] De acordo com os produtores,

Egas e Becas são melhores amigos. Foram criados para ensinar crianças de idade pré-escolar que as pessoas podem ser boas amigas com aqueles que são muito diferentes delas mesmo. Apesar de serem identificados como personagens masculinos e possuírem muitas características humanas continuam a ser bonecos, e não têm uma orientação sexual.
Original (em inglês): Bert and Ernie are best friends. They were created to teach preschoolers that people can be good friends with those who are very different from themselves. Even though they are identified as male characters and possess many human traits and characteristics…they remain puppets, and do not have a sexual orientation.
— Produtores da Rua Sésamo[2] (em inglês)

Referências

  1. «Egas e Becas vão continuar a ser só amigos». PÚBLICO. Consultado em 4 de junho de 2013 
  2. «Quote: Sesame Street Responds to Gay-Marriage Petition | TIME.com». Consultado em 4 de junho de 2013