Bactiioga

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Bhakti Yoga)

Bactiioga (em sânscrito: भक्ति, transl. bhakti yoga, bhakti, lit. "devoção, amor, adoração";[1] e yoga: lit. "jugo do amor"),[2] também chamado bhakti marga (em sânscrito: मार्ग, transl.: mārga, lit. "caminho" — "caminho da devoção") e ioga devocional,[3] é um dos ramos da ioga e do vedanta que conduz à comunhão divina através da devoção.

Nessa devoção,[4] o bhakta (devoto ou praticante de bactiioga) geralmente inicia seu processo considerando o objeto de adoração a parte, como um Deus ou Absoluto, em um plano mais elevado ou "céu". Em seguida, ele passa a reconhecer e adorar esse divino dentro de cada ser, presente no interior de cada criatura, suas "centelhas divinas". Posteriormente, ele considera absolutamente tudo como formas do mesmo e indivisível Todo.

No livro Bhakti-rasamrta-sindhu de Rupa Goswami, bhakti se divide em três estágios: sadhana-bhakti, bhava-bhakti e prema-bhakti. Dentro de sadhana-bhakti existem dois tipos diferentes de bhakti: vaidhi-bhakti e raganuga-bhakti.

Referências

  1. Monier-Williams, Monier (1872). A Sanskrit-English Dictionary (em inglês). [S.l.]: Clarendon. pp. 60, 696. Consultado em 6 de setembro de 2021 .
  2. «yoga | Origin and meaning of yoga by Online Etymology Dictionary». Consultado em 6 de setembro de 2021 .
  3. «Definition of bhakti-marga - Merriam-Webster». Consultado em 6 de setembro de 2021 .
  4. Bhakti Yoga – O caminho da devoção.

Fontes[editar | editar código-fonte]

  • MIRANDA, Caio. A Libertação pela Yoga.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]